domingo, 28 de abril de 2013

Os fantasmas

     Eu e meu papai resolvemos colocar um pouco de diversão, pois o blog também foi feito para isso. 




O Fantasma


     O fantasma anda...




     O fantasma chega...



     E o fantasma vê:


     O que ele vê?


 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 







         
     Sua irmã boiando!





Turma da Mônica e cidadania

     Cidadania é o conjunto de direitos e deveres das pessoas em relação à sociedade em que vivem.  Este termo é antigo, que teve origem na Grécia clássica, onde era usado para nomear  os direitos relativos aos habitantes das cidades.

      Este tema é tão relevante que em 2010, a  Associação de Magistrados Brasileiros lançou uma cartilha especial para ensinar noções de cidadania a crianças e adolescentes acreditando que lendo histórias em quadrinhos as crianças poderão aprender algo fundamental para a vida delas: ser cidadãs. Nessa cartilha, o personagem Brasilzinho tem a missão de ensinar noções de cidadania de forma bem humorada.

      Hoje encontrei um site da turma da Mônica que também fala sobre a cidadania. Nesse site, encontrei várias historinhas em quadrinhos que mostram nossos deveres como cidadãos e nossos direitos. Por isso resolvi disponibilizar esse link que está abaixo:


     Você sabia que existe a lei 11.525/07 que obriga as escolas a ensinarem os direitos das crianças e adolescentes, tendo o ECA como principal conteúdo ?

     Seu objetivo é trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente inserido nas matérias escolares a fim de tornar o Estatuto presente no dia a dia das crianças. 
     Maurício de Sousa disponibiliza um bom material da Turma da Mônica para trabalhar o assunto de forma  bem didática.

 
     Logo que nasci, ganhei da minha Dinda um exemplar do MANUAL DA MÔNICA  - Edição especial da Editora Abril, lançado em 1979 -  o Ano Internacional da Criança.  A Turma da Mônica aproveitou a oportunidade e resolveu acrescentar aos Diretos da Criança  da ONU mais alguns "decretos".  Os dez direitos da criança, criados pela ONU, são citados no início do manual. Porém, não satisfeitos com eles, Mônica e seus amigos resolvem ampliá-los e incluem mais 12 "decretos" que compõe cada um dos capítulos.   Trata-se de um livro já esgotado mas que, na minha opinião, deveria ser reeditado! Acredito que seus decretos deveriam se tornar lei. Já pensou toda criança ter direito a ter um bichinho de estimação?





 
     Este gibi é fruto da parceria entre a Mauricio de Sousa Editora e o UNICEF. Ele mostra todos os direitos que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante para todos nós através de uma divertida história em quadrinhos. Para ler basta fazer o download no site do UNICEF.








Resumo dos direitos das Crianças e Adolescentes por Mauricio de Souza.


     Dentre todo o universo de direitos, Maurício tem se mostrado preocupado com o respeito a diversidade e a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar essa data e, principalmente, esclarecer para todo mundo como se deve lidar com isso, o Instituto Mauricio de Sousa disponibiliza para download gratuito a revista Viva as diferenças, desenvolvida em parceria com o Instituto MetaSocial.
Essa publicação especial apresenta uma aventura da Turma da Mônica e de sua nova amiguinha, Tati, que é portadora da Síndrome de Down. - See more at: http://www.radiomargarida.org.br/2012/03/21/turma-da-monica-em-viva-as-diferencas/#sthash.T5VoYXFG.dpuf
21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar essa data e, principalmente, esclarecer para todo mundo como se deve lidar com isso, o Instituto Mauricio de Sousa disponibiliza para download gratuito a revista Viva as diferenças, desenvolvida em parceria com o Instituto MetaSocial.
Essa publicação especial apresenta uma aventura da Turma da Mônica e de sua nova amiguinha, Tati, que é portadora da Síndrome de Down. - See more at: http://www.radiomargarida.org.br/2012/03/21/turma-da-monica-em-viva-as-diferencas/#sthash.T5VoYXFG.dpuf
     Na verdade, não é de hoje que Maurício de Sousa trabalha a inclusão e o respeito às diferenças. Segundo ele, ter personagens com deficiência nas histórias é uma forma de promover a inclusão e, ao mesmo tempo, a diversidade.

    O personagem Humberto é bem antigo, foi criado em 1981. Ele é mudinho, nasceu assim, com paralisia cerebral. Se comunica com a linguagem de sinais - LIBRAS -  brinca e interage com os outros personagens como uma criança qualquer.

 
    Recentemente, Maurício apresentou novos personagens portadores de deficiência:



     Dorinha é deficiente visual (cega), tem um cão guia chamado Radar.  Ela recebeu este nome em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança e lutou na vida e acabou se tornando um exemplo de força de vontade e simpatia, que criou a Fundação Dorina Nowill, uma instituição que oferece assistência a cegos.




     Luca é um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” e que foi criado com o objetivo de mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física.  
  


     Maurício de Sousa também realizou um trabalho especial criando uma personagem que nasceu com a síndrome de Down, a Tati, que aparece numa história completa com toda a Turma da Mônica, em uma escola comum, divulgando a inclusão de crianças deficientes nas escolas regulares. A história está disponível para download no portal da turminha.   Mauricio esteve na ONU em um evento marcando o Dia Internacional da Síndrome de Down, ao lado de Tatiana Heiderich, a brasileira que inspirou a personagem Tati.





     André é o mais novo personagem com deficiência da Turma da Mônica. Ele é autista e foi criado em homenagem a um sobrinho neto de Maurício de Sousa. Para quem não sabe, autismo é um transtorno do desenvolvimento psiconeurológico, que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, de compreender e de falar, comprometendo o convívio social.
Para comemorar essa data e, principalmente, esclarecer para todo mundo como se deve lidar com isso, o Instituto Mauricio de Sousa disponibiliza para download gratuito a revista Viva as diferenças, desenvolvida em parceria com o Instituto MetaSocial.
Essa publicação especial apresenta uma aventura da Turma da Mônica e de sua nova amiguinha, Tati, que é portadora da Síndrome de Down. - See more at: http://www.radiomargarida.org.br/2012/03/21/turma-da-monica-em-viva-as-diferencas/#sthash.T5VoYXFG.dpuf







    Sempre antenado na sociedade e promovendo a inclusão, no ano passado, por meio de uma parceria do desenhista Maurício de Sousa e a ONG "Amigos da Vida", a "Turma da Mônica" ganhou dois  personagens especiais, portadores do vírus da Aids.

     Maurício lançou recentemente, o projeto Amizade Sem Fronteiras, para crianças conhecerem aspectos culturais, sociais e econômicos dos países que fazem parte do Mercosul.



     O Instituto Cultural Maurício de Sousa desenvolveu histórias seriadas para trabalhar temas relevantes, além de contribuir com cartazes e animações para divulgação chamando a atenção das crianças.  Dentre as minhas preferidas estão a: 



Turma da Mônica e o Ministério Público
Viva as diferenças!
Acessibilidade
Manual do Professor
Educação no Trânsito não tem idade

     Por conta de todo esse trabalho, a Mônica recebeu no dia 06 de novembro de 2007 o título de embaixadora do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil e, durante a mesma cerimônia de nomeação, Mauricio de Sousa, que coopera com a instituição desde 1994, também recebeu o título de Escritor do UNICEF para as Crianças.  
     A escolha da Mônica para representar o UNICEF  se deu pela influência que ela  exerce sobre crianças, professores e famílias brasileiras, ajudando, ao longo de seus 50 anos, a transmitir valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária.
      Segundo Marie-Pierre Poirier, a Representante do UNICEF no Brasil, "Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que meninas e meninos entendam melhor seus direitos à educação, saúde, proteção e carinho."



Acessem também o Blog "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!". Vamos participar e levar nossa escola para contribuir de forma efetiva com o crescimento do nosso país.


 

Ciência - Isaac, Albert e os astros

     Um dos temas propostos para escrever no blog foi Ciência. Pois é. Ciência é um outro assunto bem extenso. Resolvi procurar algum cientista famoso na internet para escrever aqui no blog, mas tem tanta gente... Desde aquele que foi acertado na cabeça por uma maçã até o outro que tirou uma foto de língua de fora... Acho que é por isso que dizem que os cientistas são meio malucos. Eu considero que eles são muito inteligentes e as pessoas é que não conseguem entender direito o que eles pensam.

     O termo ciência se refere a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Meu pai me disse que é necessário ter um método, uma maneira de se obter os resultados, de modo que se comprove que uma coisa sempre acontece de uma certa maneira. É o que se chama de método científico, segundo ele.

    Vamos pegar o exemplo do Isaac Newton, que foi o que levou uma maçã na cabeça. Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Ele observou que a maçã caía pra baixo. E viu que por mais que ele tentasse o contrário, se jogasse forte ou fraco, em linha reta ou para longe, a maçã sempre voltava a cair.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/leis-de-newton.php
IsaacNewton. Fonte:Wikipédia                                                                                                           

     Essa história da maçã cair na cabeça dele meu pai disse que existe dúvidas sobre sua veracidade, mas o que o Newton fez foi desenvolver a ideia da gravidade para obter uma maneira de prever o movimento dos objetos, e até dos astros. Com isso ele criou um método para calcular o movimento das coisas, o que era comprovado experimentalmente (ou seja, vendo o que realmente acontecia na vida real). Ele também me disse que  Newton descobriu três leis da física muito importantes, que permitem que a gente escreva os movimentos dos objetos à nossa volta através da matemática. Por estas três leis do movimento ele explicou a gravitação universal, que significa que matéria atrai matéria.

     A primeira lei de Newton é o chamado princípio da inércia que diz que um corpo isolado vai manter seu estado de movimento uniforme em uma linha reta ou repouso se a resultante das forças  que atuam sobre ele forem zero, isto é, se não há força resultante a velocidade mantém-se constante.

     A segunda lei de Newton é o principio da dinâmica que diz uma força atua sobre um corpo variando sua quantidade de movimento.

     A terceira lei de Newton é a lei da ação e reação que diz que quando um corpo aplica uma força em outro ele sente outra que é igual em intensidade e sentido, mas oposta em direção. É como naquele ditado: a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade em sentido contrário.

     Newton também pesquisou sobre ótica e descobriu que a luz solar possuía todas as cores do arco-íris. Com um prisma de vidro ele decompôs a luz branca no espectro completo de cores e, com outro, ele recombinou o feixe de luz em luz branca. Newton conseguiu identificar seis cores no arco-íris, mas incluiu uma sétima cor no arco-íris, o índigo, para que houvessem 7 cores, da mesma forma como há 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 planetas conhecidos na época.

http://www.fisica-interessante.com/biografia-isaac-newton.html#NewtonOptica


     Já o outro cientista que tinha eu mencionado antes, que tirou foto com a língua do lado de fora, foi o Albert Einstein. Ele também desafiava a razão e conseguia pensar em coisas que ninguém imaginaria. Ele provou que o ‘tempo é relativo’, que quando você passa o tempo brincando, por exemplo, o tempo passa rapidinho, mas quando a gente tem que fazer dever de casa parece que demora uma eternidade... Isso é verdade!
A foto do Einstein de língua de fora
(fonte: United Press International)

Estátua no Museu Madame Tussauds, Paris
     
Descobri um site que de forma bem divertida tenta nos explicar a teoria da relatividade e outras descobertas deste grande cientista. Realmente aprendi que meu polegar pode ser maior do que minha casa. Tudo depende do ponto de vista. Afinal, tudo é relativo.



http://www.dw.de/o-mundo-do-pequeno-einstein/a-16237013

     Também descobri que a inércia e a gravidade são equivalentes e que é difícil conseguir identificar situações passadas no espaço ou na superfície da terra quando se está dentro de um elevador, pelo tal princípio da equivalência. Para obter melhores explicações recomendo o site: www.seara.ufc.br/especiais/fisica/sobral1919/sobral3.htm

     Einstein descobriu que não é só o tempo que é relativo. O espaço também é. Assim ele afirmou que a gravidade oriunda de grandes massas no espaço, como o sol, poderiam modificar a trajetória da luz das estrelas e passou a se referir ao espaço-tempo.

     Uma das maneiras de se comprovar a teoria da relatividade do Einstein (ou seja, saber se o que ele pensava era certo ou não, e assim comprovar o método científico), era observar a mudança da trajetória da luz quando ela passa perto de um objeto muito grande e pesado, como o sol. Assim, um grupo de britânicos veio até o Brasil, para poder observar o céu, num dia em que estava ocorrendo um eclipse solar, o que permitiria verificar se havia mudança na direção da luz proveniente das estrelas que se encontravam atrás do sol. Isto ocorreu em maio de 1919, na cidade de Sobral, no Ceará, e essa foi a primeira comprovação de que o Einstein estava certo. Mais tarde, o próprio Einstein veio visitar o Brasil e deu uma passadinha aqui pelo Rio, também.

     Falando rapidamente, o eclipse ocorre quando a lua fica entre a Terra e o sol (eclipse solar, porque pra gente o sol fica escuro), ou então quando a Terra fica entre a lua e o sol (eclipse lunar, ou seja, quando a lua fica escurecida por causa da sombra da Terra). O eclipse pode ser total ou parcial. No caso de um eclipse total do sol, por exemplo, a lua fica exatamente na frente do sol, assim como mostra a imagem abaixo. Se o eclipse fosse parcial, somente uma parte da lua fica na frente do sol, escurecendo apenas uma parte dele.


Eclipse solar (a lua fica bem na frente do sol e o dia vira noite!) - fonte: Wikipédia


Várias fases do eclipse lunar (a lua vai entrando na sombra da Terra). Fonte: Wikipédia


     Sobre a língua para fora, foi uma brincadeira do cientista quando um fotógrafo pediu um sorriso para uma foto em seu aniversário de 72 anos. Ele gostou tanto da foto que passou a distribuí-la para seus amigos.

     Então, resumindo, duas coisas: a primeira, que Isaac e Albert foram dois físicos com a cabeça no mundo da lua (isso não é coisa de astronomia)? E a segunda, que um eclipse deve ser uma coisa bem legal de se ver!

     E como o pequeno Einstein diz, o importante é nunca deixar de perguntar!













terça-feira, 23 de abril de 2013

SAÚDE: DIGITAR É PRECISO

     Hoje em dia, grande parte das pessoas literalmente “cata milho” no teclado do computador. Pois aqui vai uma dica: não basta velocidade, saber digitar é muito importante para sua saúde!

     No passado, os jovens estudantes faziam curso de datilografia. Datilografia é a técnica de digitar na máquina de escrever sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade.

      Hoje em dia não vemos mais esses cursos sendo oferecido com frequência. Nas escolas, propaga-se a inclusão digital, aulas de informática, livro digital mas sem qualquer preocupação com o ensino da digitação.

     Nada contra “dois dedinhos”, se você só tem dois para se utilizar, tem gente que digita até com os pés, como o caso de Carolina Tanaka que nasceu sem os dois braços e faz tudo com os pés – um grande exemplo de superação. Há também que digita com a boca,  mas, se você tem duas mãos e todos os dedos, deve utilizá-los bem, tirando o melhor proveito da sua anatomia e também cuidando do seu corpo.

      Quem conhece bem o teclado e sabe utilizá-lo corretamente, tem maior velocidade e precisão na digitação, melhores chances de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de se cansar menos e prevenir a LER – a Lesão por Esforço Repetitivo, que é causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitação etc.

     A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais - doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

     O teclado tem as teclas posicionadas estrategicamente para garantir rapidez, comodidade, praticidade e conforto para quem digita da forma correta. Existem vários layouts diferentes para o teclado:

     QWERTY é o layout mais utilizado mundialmente, e é o layout que utilizamos em nossos computadores. Nele, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas de escrever do século XIX  ao alternar o uso das teclas: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte. A disposição das teclas deste layout foi patenteada por Christopher Sholes em 1868 e vendida à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever. O nome do layout vem das primeiras 6 letras "QWERTY" da primeira linha do teclado.

     Na França, Bélgica e alguns países vizinhos, principalmente os de língua francesa, o layout adotado é o AZERTY que difere do plano QWERTY principalmente por trocar a posição, entre si, das letras A-Q e Z-W, o M é movido da direita de N e colocado a direita de L. Os dígitos numerais localizados acima das teclas de letras (de 0 a 9) se mantêm, mas para serem digitados os números é necessário pressionar a tecla shift ou Caps Lock. As posições em que não precisa teclar o shift são usadas pelos caracteres acentuados.

     Na Alemanha, utiliza-se o QWERTZ que difere do QWERTY trocando o Z e Y entre si, isso porque a letra Z é uma mais usada que o Y em alemão além de T e Z aparecerem frequentemente próximo a um do outro no idioma alemão. Parte do teclado é adaptado para incluir caracteres locais, como ö, ä, e ü.

     Meu tio, apesar de usar o teclado comum, digita no layout de Teclado Dvorak – o que significa que o que ele escreve não é necessariamente o que ele digita e ninguém mais consegue usar o computador dele!

     O layout DVORAK foi desenvolvido pelos designers August Dvorak e William Dealey em 1920 e 1930 e é recomendado por ergonomistas (profissionais que contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas), pois uma pessoa digitando em inglês no Dvorak move seus dedos por uma distância 42% menor do que se estivesse digitando num teclado QWERTY. O teclado Dvorak nunca chegou a ser amplamente adotado. Tanto os fabricantes quanto os usuários foram resistentes ao layout radicalmente diferente do tradicional QWERTY, que exige a reaprendizagem da datilografia.




     Agora tem um tipo de escola virtual para crianças inglesas aprenderem a digitação. http://www.bbc.co.uk/schools/typing/.

      Aproveito a oportunidade, já que estamos falando de saúde para falar da importância da ERGONOMIA NO TRABALHO.  Devemos personalizar nosso ambiente de trabalho ou de estudo para ficar confortável e promover um estilo de vida físico e mental saudável.  Estudos mostram que um ambiente de trabalho cuidadosamente planejado aumenta a produtividade e evita possíveis lesões por alterações posturais, diminuindo a incidêcia de doenças ocupacionais.

     Aqui vai uma dica de postura apropriada para trabalho e estudo:

        



 







A escola dos professores

       Para falar sobre educação achei melhor pesquisar sobre um tema comum a todas as disciplinas: o professor.
 
       Não há figura mais importante na educação do que aquele que ensina.
 
       Para ser professor tem que estudar muito. Logo no final do ensino fundamental pode-se optar por fazer o curso normal. Este curso é um curso de ensino médio para quem quer ser professor. A escola normal é destinada a formar professores da educação infantil e dos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Já os graduados em licenciatura e pedagogia podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica.
 
 
     Afinal de contas, para ensinar é preciso aprender.

     A todo tempo escutamos palavras como didática e pedagogia, mas nunca procuramos saber o seu real significado.
 
     Didática é a arte ou técnica de ensinar, isto significa que ensinar é uma arte. O termo didática foi criado por Comenius em sua obra Didática Magna (1657). A didática é uma disciplina da pedagogia que é a ciência da educação. A didática é disciplina fundamental no curso de formação de professores.




       É isso mesmo! Para ser professor não basta saber bastante sobre a matéria que vai ensinar. É preciso estudar como ensinar para conseguir que a mensagem passada entre na cabeça de cada aluno da sala. Afinal os alunos conseguem pensar em tudo, no joguinho, no passeio, naquele cantor famoso. Tudo menos em estudar.
 
      O professor deve saber como passar a matéria, torná-la interessante de modo a nos despertar de nossos sonhos, mas também é preciso muita coragem. Já pensou ficar todo dia na frente de um turma inteira, com todo mundo te olhando? Com todo mundo fazendo perguntas? E se não souber a resposta? Afinal ninguém sabe tudo.
 
      Pois bem, é através da didática que o professor consegue facilitar o aprendizado, assim  "podemos afirmar que se não houve aprendizagem, não houve ensino"
 
       Pesquisei sobre Paulo Freire, um grande professor e pedagogo que em seu livro Pedagogia e Autonomia, sugere uma formação continuada dos profissionais da educação através da observação e reflexão crítica dos acontecimentos em sala de aula. Nossa, descobri que eu aprendo com meus professores mas eles também aprendem comigo, isto não é legal? Descobri que o aprendizado é uma troca.



Escultura em Estocolmo, Suécia. Paulo Freire (segundo da esquerda para a direita) aparece ao lado de outras seis personalidades internacionais, entre elas Pablo Neruda e Mao Tsé-Tung. Fonte: Wikipedia.
 
 
      Existem várias tendências pedagógicas que aplicam uma forma de ensinar diferente. Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes, mas suas raízes estão fincadas na Grécia Antiga e Sócrates é um grande exemplo. Ele acreditava que a função do professor era igual a de uma parteira pois o conhecimento estava dentro da gente. Ele optava pelo diálogo e considerava que o trabalho do professor era questionar, instigar o aluno a conhecer a verdade que estava dentro dele. Sócrates foi condenado por ensinar aos jovens. Foi acusado de corromper a juventude. Condenaram-no a se exilar para sempre, ou a lhe ser cortada a língua, impossibilitando-o assim  de continuar a ensinar. Caso se negasse seria morto.  Após receber sua sentença, Sócrates proferiu: - Vocês me deixam a escolha entre duas coisas: uma que eu sei ser horrível, que é viver sem poder passar meus conhecimentos a diante. A outra, que eu não conheço, que é a morte ... escolho pois o desconhecido! Para não deixar de ser professor Sócrates escolheu a morte e ingeriu o veneno chamado cicuta.
 
    Paulo Freire chamava a educação tradicional de educação bancária onde o aluno é apenas depósito do conhecimento. Não há dialogo, o professor fala e o aluno escuta passivamente. O mais importante é a disciplina e a autoridade ou até mesmo o autoritarismo permanecendo o aluno numa situação de inferioridade. (http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino).
 
     Já na escola moderna enfatiza-se a função transformadora da escola que não é apenas a repetição de conhecimentos. As novidades trazidas pelos alunos ganham destaque e estes passam a ter uma atitude ativa como sujeito da educação  assim como na visão de Sócrates.
 
      De acordo com Paulo Freire, o processo de ensino deve ser conjunto e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. (http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=1).
 
     Percebi que para ser professor antes é necessário ser aluno.









As lendas por trás das Bonecas

     As bonecas mais queridas das garotas hoje em dia são a coleção Monster High.
     Nesta coleção, há bonecos que representam os filhos de diversos monstros ou seres da mitologia.
     São o exemplo vivo de que pode se aprender brincando.

     Tive a curiosidade de pesquisar origem de cada boneca e desvendar os segredos e mistérios de histórias e fantasias de povos do mundo.


1. Deuce Gorgon (é o filho da Medusa, na coleção da Monster High).


      Fiz um passeio pela Grécia antiga para conhecer um pouco mais da Medusa.
 
     Ela é uma figura mitológica grega. Segundo a lenda, ela tinha corpo e rosto de uma bela mulher, asas de ouro e presas de bronze. Castigada por Atena (deusa da sabedoria) Medusa ficou com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça. Atena também a tornou mortal, e lhe deu um poder terrível... Seu olhar transformava quem a olhasse em estátua de pedra. 

    Desde então Medusa passou a viver em uma caverna. Conta à lenda que nos arredores dessa caverna, existiam inúmeras estátuas de homens e animais petrificados. Sua morte veio pelas mãos de Perseu que lhe decapitou, com a ajuda de Atena que cedeu um elmo para tornar Perseu invisível e sandálias aladas além de um escudo de bronze brilhante e um suporte para transportar a cabeça dela. Como não podia olhar diretamente para Medusa, mirou sua cabeça através do reflexo de seu escudo e decapitou-a. 

     Se quiser ver mais sobre as  novas histórias sobre mitologia, leia os livros da série Percy Jackson e os Olimpianos de  Rick Riordan, retratando a mitologia grega no século XXI. E o livro "As Garotas do Olimpo", entre outros.




Deuce Gorgon. Foto dos episódios da Monster High





Uma Thurman representando a Medusa no filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios


 2.  Draculaura (é a filha do conde Drácula)

    O Conde Drácula é um personagem fictício que dá título ao livro de Bram Stoker escrito em 1897 que foi inspirado no príncipe sanguinário Vlad Dracula, que nasceu em 1431 na Transilvânia e morreu, e gostava de matar suas vítimas penduradas em estacas.

      O conde Drácula é o vampiro mais famoso da literatura, apesar de seu autor não ter inventado os vampiros, garantiu sua popularidade. Falando em vampiros, podemos dizer que é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. 

     Não dá para precisar sua origem histórica pois a noção de vampirismo existe há milénios e em várias culturas de civilizações antigas. O vampiro como conhecemos hoje teve origem quase  no sudeste da Europa no início do século XVIII. Tal crença já originou até execuções de pessoas que se acreditavam serem vampiros.

     Hoje em dia algumas histórias buscam retratar o vampiro, politicamente correto, que não se alimenta de sangue humano como os personagens principais da saga Crepúsculo e a Draculaura.

    Para sabe mais sobre vampiros do bem, recomendo a leitura dos livros da série " O Pequeno Vampiro" de Angela Sommer-Bondenburg.



Conde Drácula do filme "Hotel Transilvânia".




                





Draculaura. Foto dos episódios da Monster High


3. Frankie Stein( filha do Monstro do Dr. Frankenstein).

     Frankenstein ou o Moderno Prometeu  é um romance criado por Mary Sheley, escritora inglesa, quando tinha apenas 19 anos. 

     Ao contrário do que as pessoas pensam, Frankenstein não é um monstro. Na verdade o romance narra a história de ciências naturais chamado Victor Frankenstein que constrói um monstro em seu laboratório. O cientista estava empenhado em entender os mistérios da criação e acaba encontrando o segredo da geração da vida.  O criador sente nojo da criatura e a abandona. 

     A criatura abandonada, tenta se aproximar dos humanos, que a repelem. Originariamente com bons sentimentos, é sempre julgada pela aparência, sendo atacada antes de poder se defender. Assim, acaba por cometer crimes e matar os entes queridos do Dr. Fankenstein. Apesar da promessa de lhe construir uma noiva, o Dr. Fankenstein, com medo de criar uma raça de monstros que pudesse atacar a raça humana, desiste da ideia, destruindo a fêmea, ainda incompleta. Após a criatura matar sua esposa, o doutor resolve persegui-la, e destruí-la. No entanto, morre antes de conseguir o que queria.O monstro chora  à  morte do criador e comete suicídio.

     O título da obra  "O Moderno Prometeu" faz ligação direta a um personagem da mitologia grega chamado Prometeu. Ele era um  é titã que roubou um segredo divino e entregou a humanidade o conhecimento de controlar o fogo sendo severamente punido por Zeus. Dr. Frankenstein também buscou desvendar o segredo da criação que é de natureza divina e sofreu suas consequências.

    Esta história foi inspiração para outras criações como o filme  Edward Mãos de Tesoura com Johnny Depp e o filme Frankenweenie da Disney.





                                                  
















Frankie Stein. Foto dos episódios da Monster High.                                                           

                                                                            




4. Clawdeen Wolf (filha do Lobisomem).

     Lobisomem ou licantropo é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens são da mitologia grega quando Zeus transformou o rei Lycaon em lobo por castigo, porém sua história se desenvolveu na Europa medieval, onde ocorreram diversos julgamentos contra pessoas acusadas de serem lobisomens e chegou ao Brasil pelos portugueses. 

    No Brasil existem muitas versões dessa lenda. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Dizem ,também, que se alguém for mordido por um lobisomem, se transforma no mostro.

      A crença se baseia na possibilidade de um homem se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata. Hoje em dia, pode-se ver o Lobisomem em filmes como " Harry Potter" , "Crepúsculo", "A garota da capa vermelha", entre outros.

















                 

Cawdeen Wolf. Foto: episódios da Monster High.  
Capa do filme " O Lobisomem"

                                                                               



5. Operetta (filha do Fantasma da Ópera).


     O Fantasma da Ópera é um romance francês escrito por Gaston Leroux. A história retrata Paris no século XIX, pois se desenvolve na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício construído sobre um enorme lençol de água subterrâneo que até hoje é considerado assombrado por um misterioso fantasma. Na verdade, o Fantasma da Ópera era um homem que, quando jovem, foi arquiteto dos palácios da Pérsia. Ele nasceu com uma deformação no rosto, motivo pelo qual ele usou uma máscara e se escondeu no subterrâneo do teatro da Ópera. Aprendeu com os ciganos tudo sobre arte e mágica. Ao se apaixonar por Cristine, ajuda a se transformar na cantora principal da Ópera. Como só ouve a sua voz, Cristine acredita que ele é um " Anjo da Música" enviado por seu pai após sua morte. Ele tenta conquista-la ,mas Cristine é apaixonada por outro rapaz. Ele tenta obriga-la a se casar com ele, mas a liberta ao perceber seu amor pelo outro rapaz. E morre três semanas depois.
 
     Ópera de Paris by Ana Helena.
 


Operetta. Foto dos episódios da Monster High.




Capa do filme "O Fantasma da Ópera".




    




6. Rochelle Goyle (filha da Gárgula).


     A Gárgula é normalmente uma estátua na forma de pássaros monstruosos esculpida para disfarçar os canos de escoar a água do telhado. Elas são figuras demoníacas encontradas em Igrejas e Catedrais góticas de estilo Medieval. Elas tinham como função, proteger o local. As gárgulas da Catedral de Notre Dame são famosas e diz a lenda que elas ganhavam vida a noite para afastar maus espíritos e animais, voltando a forma de pedra ao amanhecer.  Existem várias lendas sobre sua origem, aparência e função. Uma das mais famosas é a lenda do dragão La Gargouille que vivia numa caverna perto do rio Sena e engolia os navios e cuspia água.  Ele foi derrotado por um sacristão, o bispo atraiu a Gárgula para fora do rio com um crucifixo e usando seu lenço como cabresto, levou o monstro até à praça principal. Lá, os aldeões o queimaram até a morte. No entanto, figuras como as gárgulas, já eram encontradas no Antigo Egito e na mitologia grega, em que se acreditava que as gárgulas foram criadas para proteger o homem.
 
     Apesar da maioria ser figuras grotescas, o termo gárgula também inclui todo o tipo de imagem. Algumas gárgulas são esculpidas como monges, outras combinando animais reais e pessoas, e muitas são cômicas. Notre Dame é uma Catedral gótica cheia de Gárgulas.
 
 Ana Helena e uma das Gárgulas                                         Rochelle Goyle. Foto dos episódios
 de Notre Dame, em Paris.                                                                       de Monster High.




7. Cleo de Nile (filha da Múmia).

     A Cleo de Nile é filha da múmia e princesa do Egito. Então resolvi pesquisar um pouco sobre o Egito antigo. Fiquei sabendo que muito pouco se sabia da linguagem egípcia, até 1799, quando descobriram a tal da pedra de Roseta, perto de Alexandria.

A pedra de Roseta. (fonte: wikipedia)


     O que era interessante a respeito dessa pedra é que ela era possui o mesmo texto escrito em três línguas diferentes: egípcio, demótico (que foi uma outra linguagem usada no Egito) e grego, o que permitiu aos estudiosos entender a escrita do povo do Egito antigo.
     O texto  falava de alguma proclamação real importante do faraó Ptolomeu V. Mas o importante mesmo foi que a partir dessa pedra eles conseguiram decifrar os hieróglifos (os desenhinhos) dos Egípcios.
     A pedra de Roseta também foi retratada nos livros da coleção " As Crônicas dos Kane" de Rick Riordan, autor da série "Percy Jackon e Os Olimpianos". Nesta coleção, ele também fala dos mitos antigos.
     De acordo com o texto que eu li, “Em busca do Egito Esquecido” de Jean Vercoutter, Ptolomeu e Cleópatra escrevem-se assim:




      Também achei legal comentar sobre as descobertas arqueológicas, que encontraram nas pirâmides. Embora muitas delas tenham sofrido saques, já que todo mundo que chegava por ali procurava pelos famosos tesouros dos faraós, foi possível resgatar em algumas tumbas mais escondidas, os sarcófagos dos faraós e das famílias reais.
 
Múmia em exibição no Museu do Louvre em Paris
 
      Sarcófago é um tipo de túmulo onde se deposita um cadáver. É isso mesmo! A múmia nada mais é do que uma pessoa que já morreu, mas que o corpo foi preservado de forma intencional ou acidentalmente pelo homem ou pela natureza. A técnica da mumificação era usada para preservar o corpo do faraó, que era colocado no sarcófago dentro da pirâmide, junto com os objetos de valor (de ouro), pois acreditavam que na vida seguinte eles utilizariam a riqueza conquistada nessa vida. Eles tiravam todos os órgãos internos do corpo, menos o coração, e os colocavam em potinhos na sala mortuária. O cérebro eles retiravam pelo nariz! (achavam que o cérebro não servia pra nada, vê se pode...)

     O nome da boneca Cleo vem do nome da rainha Cleópatra. E o nome completo da Cleópatra é: Cleópatra Thea Filopator. Dizem que ela foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu. Para chegar ao trono, ela se casou com seu irmão Ptolomeu XII. Ela era muito astuta, e acabou conseguindo encontrar-se com Júlio Cesar (imperador Romano) enrolada dentro de um tapete! Também conquistou Marco Antônio( um dos generais que assumiu o império Romano).  Após serem derrotados por outro general romano, o casal cometeu suicídio, tendo ela se deixado picar por uma serpente.

     A Cleo, no desenho Monster High, sempre vem com uma frase “ai, meu Rá!” quando quer exprimir surpresa. Procurei na Internet também sobre o tal do Rá, e descobri que ele é o deus do sol na cultura do Egito antigo. Então, quando ela fala “ai, meu Rá” é como se usasse a nossa expressão “ai, meu Deus!”.
O Deus Rá, quero dizer, o Deus do Sol. Fonte: Wikipedia

                                                       
                                               
À esquerda: Liz Taylor interpreta a Cleópatra em um filme de 1963 (pra mim esse filme é tão velho quanto essas histórias do Egito...); À direita: A Cleo de Nile, da Monster High.
   
     Para concluir esta postagem sobre figuras fictícias, mitológicas e reais, também é bom comentar sobre a série de livros da coleção "Monster High", e também é legal dizer toda boneca vem com um diário sobre sua vida.