sábado, 29 de junho de 2013

Ciências: O voo das aves

     Hoje estava na minha varanda, e vi um passarinho parado. Assim que me mexi para chegar mais perto, ele saiu voando. Então eu fiquei pensando... Como é que os pássaros voam? Resolvi pesquisar sobre este tema e colocar aqui no blog.

     Descobri que as penas são importantes, pois são elas que formam a superfície que irá empurrar o ar para sustentar o pássaro no ar, e também dar a velocidade para ele ir de um lugar para o outro. Mas, além disso as aves possuem muitas outras coisas que permitem que elas voem.

     Os ossos são ocos (parecem com biscoito de polvilho), com ar em seu interior, por isso são chamados também de ossos pneumáticos. Com isso, eles são bem mais leves que os nossos ossos, e entretanto mantém a dureza necessária para a sustentação do corpo do pássaro.

     Outra característica importante é a musculatura do peito das aves, que permite que elas batam muito rapidamente suas asas, e com isso consigam voar, mesmo com asas pequenas.

     Os pulmões e o sistema circulatório também são adaptados para permitir o voo. As trocas gasosas (a respiração, propriamente dita) são mais eficientes, e existem sacos aéreos que também ajudam no voo, e o sistema circulatório trabalha com uma temperatura maior, devido ao metabolismo acelerado.

     As penas podem ser grandes ou pequenas. As penas finas e longas se sobrepõem umas nas outras, formando uma superfície que seja grande o suficiente para o voo.

     As asas e a cauda permitem que o pássaro controle a sua velocidade, altitude e a direção do voo. Pode-se dizer que é o leme do navio.
Detalhe do osso de um pássaro (biscoito de polvilho!). Fonte: http://www.infoescola.com/animais/como-as-aves-voam/

     O voo basicamente consiste em jogar o ar para baixo, e depois voltar com a asa para cima, apanhando o ar para joga-lo para baixo de novo. Quando a ave faz isso muito rápido, o ar que é deslocado para baixo empurra a ave para cima (é o princípio da ação e da reação estudado quando falei sobre Newton).

     O voo do avião é a mesma coisa (apesar de que esse não bate as asas!) A geometria (forma) da asa do avião faz com que haja mais ar acumulado em baixo da asa do que em cima (maior pressão em baixo da asa do que em cima dela), e, com isso, o ar empurra o avião para cima. Mas para isso acontecer no avião, ele tem que estar com uma velocidade muito alta. Diferente dos pássaros, que conseguem ficar parados no ar (como o beija-flor). Porque, na verdade, o pássaro fica parado, mas as asas continuam se movendo.
A forma da asa do avião faz com que o ar empurre o avião para cima. Fonte: http://feiradeciencias.com.br/sala07/07_26.asp

    Também encontrei um vídeo do Variguinhono no YouTube:



     A seguir, temos outros vídeos de documentário do Globo Repórter, sobre o voo dos pássaros, e em particular, do beija-flor. A segunda parte é bem legal, porque mostra o voo em câmera lenta, e fala de alguns detalhes como do coração do beija-flor...



     

     Finalmente, acho que é mesmo por causa de todo esse metabolismo acelerado e dessa velocidade em bater as asas é que os pássaros fogem rapidinho quando a gente chega perto... Ou será que eles são mesmo muito desconfiados?






Saúde: Operação mãos limpas!!!


A higiene das mãos é muito importante porque diminui o risco de infecções e evita e disseminação de bactérias, vírus e fungos.

Devemos lembrar que, em 2010, na época da epidemia de gripe suína, o medo chamou a atenção para a limpeza das mãos e popularizou o uso do álcool gel.  Passamos a encontrar álcool gel nas escolas, shoppings, terminais de ônibus, hospitais, restaurantes e diversos estabelecimentos, públicos e privados para que as pessoas pudessem higienizar suas mãos.
 
Os médicos infectologistas - especialistas em doenças infecciosas -  observaram que diminuiu o número de casos  de muitas doenças contagiosas naquela época, mostrando a importância da higiene das mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de álcool gel para limpeza  das mãos, em todos os serviços de saúde. 


 

05 de Maio - Dia Internacional da Higienização das Mãos. Fonte:Anvisa

 
É muito importante saber que:  O ALCOOL GEL NÃO SUBSITUI A BOA LAVAGEM DAS MÃOS!!!



Higienização das Mãos - Fonte: Anvisa

O álcool não deve ser aplicado na mão suja, ao invés de limpar, ajuda a fixar a sujeira! Lave bem as mãos e depois aplique o álcool gel:



Política Ambiental: BIODIVERSIDADE - Proteção pela Reserva Legal

Política Ambiental

       O dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente, ele foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas), foi o dia que marcou a abertura da conferencia de Estocolmo. Esse dia serve para chamar atenção de como nós afetamos a natureza.


       Nossa sociedade gosta de comprar tudo que vê na televisão, todo dia querem um perfume novo, brinquedo novo, joga fora comida, ao invés de comer as sobras, enquanto na África há países com grade miséria e muita gente morre (literalmente) de fome. A miséria na África é tão critica, que juntou vários artistas USA em uma canção para juntar dinheiro e ajudar a África.



    Essa iniciativa foi reeditada por outros artistas comovidos com a tragédia do Haiti em razão dos terremotos. Com participação de Miley Cyrus, Jonas Brothers e Justin Bieber.








       Não é só o ser humano que sofre com a destruição da natureza. A diversidade da fauna e da flora está em risco, desta forma a data 5 de junho é importante para a discussão sobre a poluição do ar, solo e água, do desmatamento, da diminuição da biodiversidade. Os países estão incluindo nas suas pautas politica  a criação de leis para a proteção do meio ambiente.  Todos estão preocupados com a extinção das espécies ocasionadas pela degradação ambiental e pelas mudanças climáticas observadas  nas últimas décadas do século XX.

       Precisamos proteger a diversidade da natureza viva do planeta Terra - todos os organismos vivos sejam eles visíveis ou microscópicos!

       Que a natureza é uma rede onde os seres se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem, tipo a internet. É a biodiversidade que garante o equilíbrio na natureza.
Um dos exemplos da legislação de proteção ao meio ambiente é a obrigação determinada aos donos de fazendas de preservar uma área denominada reserva legal.

       O QUE É RESERVA LEGAL?   -  Reserva Legal (RL) é uma área de proteção dentro das propriedades rurais (fazendas e sítios) que deve corresponder a, pelo menos, 20% (vinte por cento) do total da propriedade, com a fauna e a flora da região e necessária à conservação de seus recursos naturais, ou seja, para garantir a qualidade do ar, do solo e da água.



       O mais interessante é que a Reserva Legal também pode ser organizada em condomínio - os fazendeiros vizinhos podem  se organizar e com parecer técnico do Instituto de Florestas (IEF)  para  reunir as áreas de Reserva Legal de suas fazendas na divisa e administrá-las conjuntamente, criando áreas maiores de reserva. 

Esta foto representa a fazenda da minha família com a demarcação da Reserva Legal, separando-a da área de cultivo.  Note que, se o vizinho A e o Vizinho B tiverem suas áreas de  Reserva Legal demarcadas na divisa da fazenda juntamente com a nossa, a área protegida não ficará isolada, formará uma área de proteção maior -  A NATUREZA AGRADECE!

 Reserva Legal da Fazenda Boa Vista - vegetação nativa preservada.



No meio da nossa área de pastagem, a Araucária é um exemplar raro fora da Região Sul do Brasil. A floresta com Araucária, que um dia foi a maior floresta do sul do Brasil está quase extinta.


       Estamos  cada vez mais preocupados com a Natureza.


                                                                                               

terça-feira, 18 de junho de 2013

Educação: Poetizando com Fotos

     A minha bisavó veio passar uns tempos aqui em casa. Aprendi muita coisa com ela. Ela gosta de poesia e música. Sua poesia preferida é O Pássaro Cativo de Olavo Bilac que ela declama repetidas vezes mostrando que apesar de ter 95 anos, ainda tem boa memória.
O PÁSSARO CATIVO


"Armas, num galho de árvore, o alçapão.
E, em breve, uma avezinha descuidada, batendo as asas cai na escravidão.

Dás-lhe então, por esplêndida morada, a gaiola dourada.
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo.

Por que é que, tendo tudo, há de ficar o passarinho
mudo, arrepiado e triste, sem cantar?

É que, criança, os pássaros não falam.
Só gorgeando a sua dor exalam, sem que os homens os possam entender.
Se os pássaros falassem,
talvez os teus ouvidos escutassem este cativo pássaro dizer:

"Não quero o teu alpiste!

Gosto mais do alimento que procuro na mata livre em que a voar me viste.
Tenho água fresca num recanto escuro.

Da selva em que nasci; da mata entre os verdores,
tenho frutos e flores, sem precisar de ti!

Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola de haver perdido aquilo que perdi...
Prefiro o ninho humilde, construído de folhas secas, plácido, e escondido.

Entre os galhos das árvores amigas...
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?

Quero saudar as pompas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde, entoar minhas tristíssimas cantigas!

Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...

QUERO VOAR! VOAR!...”

Estas coisas o pássaro diria, se pudesse falar.
E a tua alma, criança, tremeria, vendo tanta aflição.
E a tua mão, tremendo, lhe abriria a porta da prisão..."
       Depois de ouvir varias vezes este poema pensei nos animais presos e na liberdade e resolvi fazer meu próprio poema, com fotos tiradas pela minha família, que demonstram exatamente porque o lugar dos animais é na natureza.





Lugar de passarinho é na gaiola?

Não importa se ela é grande ou bonita,

O pássaro que canta na gaiola, não está feliz, ele chora!



Colecionar Borboletas é triste


Mas encontrá-las e fotografá-las na natureza é a coisa mais linda que existe!



O tigre preso, não vive.

 Feliz é o gambá solto no meu quintal porque é livre!


Levar crianças para visitar um elefante preso no zoológico?
 Ele solto é o lógico.

   


Temos que proteger a Natureza

pois só assim que conheceremos a beleza!



Entendi que gaiola não serve de lar para ninguém, pois não há nada mais importante do que a liberdade.



domingo, 16 de junho de 2013

Mundo: Eu adoro o dia dos Namorados!


Em junho comemoramos o dia dos namorados. Então veio a dúvida. Porque no resto do mundo o dia dos namorados é comemorado em 14 de fevereiro?



Descobri que o dia 14 de fevereiro era, na verdade, o dia de São Valentim.

Shrine of St. Valentine 
Segundo a Lenda São Valentim era um bispo católico que lutou contra a proibição do Imperador Romano Cláudio II que impediu a realização de casamentos em tempos de guerra. O imperador achava que os soldados solteiros eram mais corajosos do que os casados. Devia ser muito triste as pessoas terem que ir para guerra e ainda por cima não poder viver o seu amor.

Foi por este motivo que São Valentim começou a realizar casamentos escondidos. Descoberto, São Valentim foi condenado a morte. Preso ele se apaixonou pela filha do seu carcereiro. Antes de morrer escreveu para ela uma carta assinada "do seu Valentim". Ele foi executado no dia 14 de fevereiro.


É por esse motivo que neste dia os apaixonados enviam cartas e cartões assinadas "do seu Valentim" e o dia é comemorado no exterior como "Valentine´s Day".

No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. A data foi escolhida por comerciantes por ser a véspera do dia de Santo Antônio que é considerado o Santo Casamenteiro com o objetivo de melhorar as vendas.


Por ter a fama de Santo Casamenteiro, Santo Antônio possui muitas devotas que no dia 12 e13 de junho se dirigem ao convento de santo Antônio no Largo da Carioca no Centro do Rio de Janeiro  para orar e pedir ao santo que encontre sua alma gêmea.

Ficheiro:ConventoSantoAntonio3-CCBY.jpg
 Convento de Santo Antonio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro


Também há aquelas que preferem fazer algumas simpatias no dia dos namorados e no dia do Santo.

Uma das explicações para a fama de casamenteiro é a bondade do Santo que costumava dar o dote das moças para que estas pudessem casar. Santo Antônio é também o santo das coisas perdidas e é festejado nas Festas Juninas.

O dia dos namorados é de grande importância para o comércio que aumenta suas vendas. No entanto, não é preciso muita gastar dinheiro para agradar a pessoa amada. Há varias maneiras de demonstrar carinho, como cantar uma música, declamar uma poesia ou simplesmente declarar o seu amor.

Doodle do Google muda em homenagem ao Dia dos Namorados. (Foto: Reprodução/Google)Enfim, o dia dos namorados inspira os namorados e enche o mundo de romantismo.


Sabendo de tudo isso, podemos comemorar o Dia dos Namorados duas vezes por ano!



(Foto: Reprodução/Google)




Te Contei? - A Barbie é uma das bonecas mais famosas do mundo!

A Barbie é uma das bonecas mais famosas do mundo!

Ela  é vendida em mais de 150 países e apresentada em 50 nacionalidades diferentes.

 
Ela foi criada por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler, donos da empresa Mattel, em 1959.



(Foto: Ruth Handler: Ya'll better reconize )











Ruth e Elliot observaram que sua filha Barbara brincava apenas com bonecas bebês, mesmo depois que cresceu, daí Ruth teve a ideia de criar uma boneca adolescente que foi batizada com o nome da filha: Barbara Millicent Roberts.


Família Handler:  Ruth, Eliott, Barbara e Kenneth (Foto de Fonte Desconhecida)





 A primeira Barbie foi encomendada a um designer. A boneca foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York de 1959.

http://3.bp.blogspot.com/_VCoh4Ul7k-g/TM9HEy2L_7I/AAAAAAAABbM/AqJ7V3AJY4g/s320/1610b1.jpg


 Dizem que a  Barbie foi inspirada na boneca sexy alemã chamada Lilli Doll e ficou tão parecida com a boneca alemã que a Mattel teve de pagar uma indenização.




(Foto: Reprodução  Tudo sobre a Barbie)



 Primeiro comercial da Barbie.


A primeira boneca vendida em 1959 custava apenas US$ 3,00  (três dolares). 

O sucesso foi tão grande que logo foram lançados outros modelos da mesma boneca, como a Barbie Dançarina e também a família da Barbie.  

Em 1960 foi lançada a primeira casa da boneca que era feita de papelão e já vinha com acessórios e móveis. Veja abaixo um comercial norte-americano da época.


 



Em 1961 nasceu Ken ( então a Barbie é dois anos mais velha que o Ken!!!). Ken é o namorado da Barbie. Seu estilo também acompanhou a moda da época. Eles viviam no mundo da moda e a Barbie foi a primeira boneca a ser maquiada. 








A Barbie marcou gerações inteiras, no mundo todo pois ela representa todos os sonhos de uma menina: é bonita, popular, magra, cheia de amigos, etc.

Hoje em dia, se uma menina é bonita, adora rosa e tem muitos amigos logo ganha o apelido carinhoso de "Barbie".  Existem até pessoas que querem parecer com a Barbie, como a russa Valéria e o Americano Justin, que são conhecidos como "Barbie e Ken na Vida Real!

 Em 1969, quando o primeiro homem pisou na Lua, a Barbie foi lançada na versão astronauta e, nesses cinquenta anos  de existência, a boneca já teve mais de cem profissões.

(Foto: Reprodução The good, the bad and the Barbie)


A partir dos anos 80, começaram a aparecer alguns modelos limitados da Barbie, verdadeiros tesouros para colecionadores, com bonecas de várias épocas, reproduzidas com riqueza de detalhes.    A maior colecionadora de Barbies do Mundo, reconhecida pelo Guiness Book (Livro dos Récordes é a alemã Bettina Dorfmann..
 

Em 1980, teve início a coleção étnica e também  com modelos vestidas de roupas típicas de vários países - Doll´s of the World Collection.  


(Foto: Reprodução Todas as etnias da Barbie)


A coleção "Dolls of the World" se renova através dos tempos, como se pode observar - a Barbie Irlandesa, por exemplo, tem várias edições:













































(Fotos: Reprodução 30 anos de Barbie Dolls of the World)
http://filipecostaa.files.wordpress.com/2011/11/carolina_herrera-barbie.jpg

A partir dos anos 90, foi criada uma coleção de alta-costura inspirados em grandes costureiros - Barbie foi vestida por grandes estilistas como  Christian Dior, Coco Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, etc.




(Foto: Reprodução Barbie Carolina Herrera)
http://filipecostaa.files.wordpress.com/2011/11/barbie-monroe.jpg



Barbie e Ken representaram personalidades como Marilyn Monroe, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh, Cher, Farrah Fawcett, Elvis Presley, etc.  e também versões românticas e clássicos do cinema, teatro e televisão como Romeu e Julieta, Star Trek, Toy Story, Jeannie é um Génio, Grease, High School Musical, E o Vento Levou, Senhor dos Anéis e até a Saga Crepúsculo.

(Foto: Reprodução Barbie Merilyn Monroe)

barbie 700

(Foto: Reprodução Ícones de Televisão viram Bonecas Barbie)
        
(Foto: Reprodução Mattel lança Barbies Crepúsculo)








(Foto: Reprodução Barbie Greese)











Em 2002, Barbie deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das grandes celebridades.

A Barbie também passou a fazer parte da vida das crianças através dos filmes:
  • - Barbie e os Roqueiros - 1987
  • - Barbie e os Roqueiros 2 - 1990
  • - Barbie em O Quebra Nozes - 2001
  • - Barbie como Rapunzel - 2002
  • - Barbie Lago dos Cisnes - 2002
  • - Barbie em O Lago dos Cisnes - 2003
  • - Barbie em A Princesa e a Plebéia - 2004
  • - Barbie Fairytopia - 2005
  • - Barbie em A Magia de Aladus - 2005
  • - O Diário da Barbie - 2006
  • - Barbie Fairytopia Mermaidia - 2006
  • - Barbie em As 12 Princesas Bailarinas - 2006
  • - Barbie Fairytopia A Magia do Arco-Íris - 2007
  • - Barbie em A Princesa da Ilha - 2007
  • - Barbie Butterfly - 2008
  • - Barbie e o Castelo de Diamante - 2008
  • - Barbie em A Canção de Natal - 2008
  • - Barbie Apresenta a Pequena Polegar - 2009
  • - Barbie e As Três Mosqueteiras - 2009
  • - Barbie em Vida de Sereia - 2010
  • - Barbie Moda e Magia - 2010
  • - Barbie e O Segredo das fadas - 2011
  • - Barbie Escola de Princesas - 2011
  • - Barbie Um Natal Perfeito - 2011
  • - Barbie em Vida de Sereia 2 - 2012
  • - Barbie A Princesa e a Popstar - 2012

 

(Foto: Barbie The Princess and the Pauper)            Ana Helena em "Barbie - A Princesa e a Plebéia"





















 Ana Helena e seu príncipe flautista em "Barbie - As 12 Princesas Bailarinas"


Este ano, a Mattel apresentará os filmes:
  • - Barbie e as Sapatilhas Mágicas - 2013
  • - Barbie Butterfly e a Princesa Fada - 2013
 
Hoje em dia, há alguns tipos de bonecas que foram inspiradas pela Barbie. Exemplos: Bratz, LIV, Monster High, etc.


 


Fonte de Pesquisa:

Wikepédia
Youtube
Barbie - Mais de 40 anos de História
Barbie Collector
A Maior Colecionadora de Barbie do Mundo
Barbie Collectors - Um site Especial para colecionadores de Barbies
Tudo sobre a Barbie
Exposição com 150 bonecos conta a história de Barbie e Ken
 



                                                                                               

Cidadania: "Brasil, um país de todos" - É país dos idosos também!




  Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais
 
 Minha bisavó está com 95 anos -  o pai dela viveu até os 105 anos.

Este mês, morreu o homem considerado pelo Livro Guinness dos Recordes como o homem mais velho do mundo. O japonês Jiroemon Kimura tinha 116 anos.


Você sabia que na China e no Japão, a velhice significa sabedoria e respeito?

Na China, todos tratam os idosos com grande respeito, pois eles possuem uma grande experiência de vida. Por isso, são considerados muito sábios. Além disso, muitos deles começaram a trabalhar muito cedo para sustentar a família, tornando-se símbolo de orgulho para os filhos e netos.

Os mais idosos também influenciam com seus conselhos nas decisões importantes que atingem o país, fazendo parte de grupos sociais e de partidos políticos.

Um dos filósofos chineses mais importantes e mundialmente conhecido foi Confúcio, que viveu de 551 a 479 a.C. Ele ensinava que as famílias deveriam respeitar e honrar os indivíduos mais idosos.

No Japão se comemora o dia do idosos ("Keiro no hi"). Essa comemoração ocorre na terceira segunda-feira do mês de setembro, e é um feriado nacional. Como parte das comemorações, os japoneses rezam pela longevidade dos mais idosos e agradecem as contribuições dos anciãos.

Para saber outros detalhes e curiosidades sobre a cultura do idoso no Japão e na China (como o porquê dos anciãos usarem vermelho, ou se devemos perguntar a idade de senhoras por lá), clique aqui.

MAS E AQUI, HOJE,  NO BRASIL, COMO SÃO AS COISAS?     


OS IDOSOS SÃO RESPEITADOS?


O  transporte coletivo por maiores de 65 anos é gratuito.   E, por acaso, isso é respeitado?  Os ônibus param para os idosos?



(Foto: Conselhos Municipais de Piracicaba)


Os idosos tem direito ao assento preferencial.  Alguém respeita isso?  -  Não deveríamos precisar de leis para dizer isso pois as pessoas deveriam se levantar para os idosos em qualquer assento, não só no preferencial.

No Brasil os idosos sofrem com a violência e o descaso. A toda hora ouvimos no noticiário matérias sobre abusos cometidos contra os idosos, por esse motivo, foi criado o Estatuto do Idoso.

Infelizmente as pessoas esquecem que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e os jovens de hoje serão idosos amanhã!

Preconceito é muito grande com relação aos idosos. São sempre colocados como doentes e incapazes. Não é assim. Basta olharmos para os nossos avós.

Não há nada melhor do que ter os avôs da gente ensinando seus conhecimentos para nós
 


 A melhor coisa do mundo é ter avós...

Os avós servem para cuidar da gente e brincar com a gente!
 Meu avô Ivani é meu grande companheiro!

Ele me leva e me traz da escola, e dos cursos de inglês e de teatro, enquanto meus pais estão trabalhando. Ele também prepara o meu café da manhã. Além disso, está sempre cuidando das coisas da casa, fazendo as compras, ou arrumando as coisas do quintal. Não fica um minuto parado!

Já a minha avó Ana Nery me ajuda a organizar as coisas da escola, me ajuda a estudar e também cuida de mim e do resto da família quando estamos doentes, quando estamos resfriados ou com dor de barriga.

O meu avô Rodolfo também é um blogueiro e escreve muita coisa legal no seu blog. Quem quiser pode visitar em "Sete Ramos de Oliveira"

Minha avó Helena já virou uma estrela mas continua viva no meu coração.

A Bisa fala sobre coisas do passado, declama poesias inteiras como o "Pássaro Cativo" de Olavo Bilac e canta músicas engraçadas.




VAMOS ENTÃO APRENDER E DIVULGAR O DIREITO DOS IDOSOS


Procurando na internet encontrei um site que fala sobre os direitos do idoso. Este site diz que todo idoso tem direito à vida, saúde, moradia, respeito, atendimento às suas necessidades básicas, direito à educação, transporte, justiça e também direito ao lazer e esporte.


Clicando aqui, podemos ler em detalhes sobre cada um dos direitos dos idosos no Brasil.

(Foto: Reprodução Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto)