sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Do que as músicas falam e como falam

     Outro dia minha avó estava cantando uma música do poetinha (Vinícius de Moraes). Acho que ela estava celebrando o seu centenário. De repente ela começou a falar palavras estranhas que eu não entendi nada.





 A nossa ajudante achou as palavras tão engraçadas que começou a usar para tudo. Resolvi então descobrir o que aquelas palavras significavam. A minha surpresa foi muito grande quando aprendi que era um xingamento no dialeto Nagô, contra os militares que naquela época mandavam no país.



     Os internautas colocam vários significados diferentes para o xingamento que não é bom reproduzir pois este é um blog escolar, mas achei muito interessante o modo que o poetinha inventou quando resolveu protestar contra a ditadura.

     É verdade que o Brasil nem sempre foi o país das liberdades. Há algum tempo atrás as pessoas não podiam falar o que pensavam. Assim acharam na música uma forma de protestar.

     Nem sempre conseguiam. A minha tia tem um LP (um disco antigo) de uma banda chamada Blitz comandada pelo Evandro Mesquita que teve duas músicas cortadas pela censura nos anos 80. O disco ficou bem engraçado.


Disco LP (disco de vinil) da Blitz - as duas últimas faixas foram arranhadas de propósito
foto.JPG
 

 Aviso da censura na capa do disco 
 


     Para passar da censura a musica tinha que ser simples mas a mensagem era passada por trás da letra. É o que chamam de mensagem subliminar. Alguns compositores como Roberto Carlos se consagraram ao falar de coisas simples como o carro, o beijo, etc. No entanto, o rei não deixou de se manifestar ao escrever uma música para Caetano Veloso que estava proibido de ficar no país. O nome dela é "Debaixo dos caracóis de seus cabelos".

     Pesquisei outras músicas que possuem um sentido escondido na letra.

Foto: Luciana Franzolin

 
 A música "Apesar de você" de Chico Buarque fala sobre um amor que terminou mas na verdade também é um protesto contra a ditadura. Chico Buarque também escreveu a música "Cálice". Nesta a palavra cálice tem dois sentidos. Pode significar a expressão "cale-se" também, uma vez que não havia liberdade para falar o que quiser.


    
     Hoje também enfrentamos descontentamentos e protestos contra o governo mas ao menos temos a liberdade de nos expressar. Tanto é assim que Seu Jorge já cantou uma música sobre os protestos que estão ocorrendo mas sua mensagem é bem explícita:










A luz de Thomas Edison

     Minha mãe e meu pai adoram ver os filmes de Jane Austen. São filmes que mostram a Inglaterra dos anos de 1700 a 1800.

Ficheiro:CassandraAusten-JaneAusten(c.1810).jpg
 
Jane Austen. Fonte: wipikpedia. Site: www.janeausten.org


     Notei grandes diferenças com a sociedade atual. Eles adoravam bailes, grandes caminhadas, fofocas e piano. Notei que nos filmes haviam muitas velas. É que naquela época não havia luz artificial.
 
 
A vida com as velas - trailer do filme "Emma"
 
 
A vida com as velas - trailer do filme "Orgulho e preconceito"
 

     Outro dia meu amigo Leonardo, que quando eu era pequena me deu um macaco de pelúcia, como está de mudança, resolveu me dar um piano! O piano chegou aqui em casa e nós o colocamos na sala de jantar. O piano me lembrou os filmes de Jane Austen pois possui castiçais para a colocação de velas - é um piano francês, da marca Pleyel que tem mais de um século de existência!

O meu piano com castiçais

     Com isso, na postagem de ciências, resolvi dedicar uma homenagem ao cientista que leu luz ao mundo. Sem ela a vida deveria ser muito difícil. Thomas Edison foi o gênio que inventou a lâmpada. Antes dele vários outros tentaram construir fontes luminosas, mas eram ofuscantes, duravam pouco e produziam imenso calor, mas foi ele quem conseguiu inventar um dispositivo comercializável.


Thomas Edison2.jpg   Ficheiro:Light bulb.png   
Thomas Edison, e o projeto da lâmpada incandescente original e atual. Fonte: wikipedia

     Um homem tão genial teve problemas escolares e passou a ser educado em casa por sua mãe. Tinha até um laboratório em casa.

     Seu maior desafio foi buscar um metal que ficasse incandescente mas que não se fundisse com a energia elétrica. O metal deveria ficar dentro de um vidro isolado de oxigênio para evitar a combustão.

     Thomas Edison era considerado um executor pois não inventava apenas, mas buscava realizações. (www.e-biografias.net/thomas_edison/)

     Ele foi o verdadeiro gênio da lâmpada!