quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A magia dos espelhos

     Você já entrou num lugar cheio de espelhos?

     É muito legal, você vê um monte de imagens de si mesma, parece que não tem mais fim!

     Isso acontece porque um espelho reflete a imagem do outro, e depois essa imagem é refletida de novo e assim continua... E com isso nossa imagem vai se multiplicando até onde a gente conseguir ver.

No final do livro 'flicts' (na Bienal do Livro de 2013): um lugar todo espelhado!

     Muitos lugares utilizam essa técnica para dar a impressão de ter mais espaço em algum local: colocam um espelho numa das paredes, e assim fica parecendo que o espaço dobrou! Já vi isso acontecer em um monte de restaurantes, e também em folhetos de venda de apartamentos, numa tentativa de iludir a nossa vista...

O espelho que aumenta a sala...
 
     O espelho é muito utilizado para fazer truques de ilusão de óptica, principalmente por mágicos ilusionistas. Tem de tudo quanto é tamanho e forma, deixa você mais magra, mais gorda, vira você de cima pra baixo, te deixa torcida...

     Eu tenho uma caixinha que é mágica, porque as moedas que você coloca dentro dela desaparecem. Na verdade, ela tem um fundo falso, e um espelho na diagonal, que reflete o fundo e os lados da caixinha, e assim, quando a gente vê a caixinha de frente ou de cima, temos a impressão que a caixinha está vazia, pois não conseguimos ver o espelho que tem no meio... O maior truque!

A 'caixa mágica' - vista de frente, parece uma caixinha vazia. Se não fosse pela bolinha, não dava nem pra desconfiar de nada!


 A parte de trás da caixinha (aberta) - É onde ficam as moedas que a gente coloca por cima. Elas escorregam por trás do espelho!


     Também é com o espelho que se fazem os visores de caleidoscópios, desses que a gente olha por um buraquinho, e vai girando ele, e formando novas formas. O caleidoscópio é composto por três espelhos, e umas pedrinhas coloridas no fundo (no triângulo que os espelhos formam), e, de novo, o reflexo de um espelho no outro dá a ilusão de muitas imagens desse triângulo, uma ao lado da outra. O resultado é uma imagem muito bonita, que é resultado da repetição da disposição das pedrinhas no triângulo central. Bem legal!

 
A imagem que a gente vê num caleidoscópio: somente o triângulo do meio é verdadeiro, os outros são imagens refletidas! (fonte: http://www.cvtavira.pt/home/index.php?id=409)

     Outro experimento que pesquisei, é do espelho infinito, que também usa múltiplas reflexões para criar uma imagem sem fim.  Nesse experimento, colocam-se luzes entre dois espelhos, um que reflete totalmente e outro que reflete, mas também deixa você olhar através dele (que nem esses espelhos utilizados em filmes de espião, em que as pessoas ficavam atrás olhando as outras em outra sala...)

     Assim, o efeito final é um túnel sem fim de luzes, bem legal!

 


     Encontrei até mesmo um experimento de química, mostrando como é que se faz para fazer um espelho usando um frasco de vidro!


     O espelho é usado também em diversos equipamentos, como câmeras de filmagem e de foto, binóculos, no telescópio espacial Hubble, em lunetas, microscópios e em muitos outros lugares. Também é usado em festas, como o globo que fica girando e espalhando luz para tudo quanto é lado, e também nos aparelhos de laser que faz desenhos no ar. Até nas roupas se utilizam espelhinhos para dar um 'brilho' especial!



Globo de espelho giratório utilizado em festas


     E o espelho também é de vital importância para nossa sociedade, já pensou sair de casa sem antes dar uma conferida no espelho? Sair com o cabelo todo desarrumado! Meu pai também diz que se não tivesse espelho não iria conseguir fazer direito a barba, já pensou?

     Enfim, o espelho é um objeto tão especial e mágico que até virou personagem de contos de fadas, como no caso da Branca de Neve...

     A gente só não pode deixar o espelho quebrar, senão já viu, né? Sete anos de azar!






terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tudo bem ser diferente: Sou canhota!


Dia 13 de agosto -  Dia do Canhoto!  

     Os Canhotos, esquerdinos ou sinistromanos são as pessoas que se utilizam mais dos membros do lado esquerdo do corpo para os seus afazeres.

          Minha avó sempre diz que "Os canhotos são os verdadeiros destros". Parece ser porque os destros possuem a metade esquerda do cérebro maior que a direita já o canhoto tem suas habilidades com a linguagem concentradas do lado direito. (http://www.brasilmedicina.com/noticias/pgnoticias_det.asp?Codigo=136&AreaSelect=3).
 Em outras palavras, o canhoto de mão é destro de cérebro!!!!

     Sou a terceira canhota em uma casa que possui  outros 5 destros.  Mas na família existem outros canhotos.
 
     Ser canhoto em um mundo de destros não é tarefa fácil. Sempre houve muito preconceito com os canhotos. Eles já foram considerados sinistros e ligados a bruxaria. Também há várias superstições exaltando o lado direito ou rebaixando o lado esquerdo. (http://super.abril.com.br/saude/canhotos-essa-sofrida-gente-esquerda-438397.shtml)

"Sempre faça o sinal da cruz com a mão direita!
  Hoje levantei com o pé esquerdo"
 
     Você sabia que  a maior parte da população do mundo é destra?  Pois é, por isso que quase tudo que é feito é pensado para os destros. Vai ver que até quando fazem os objetos e utensílios nem pensam que existem os canhotos...

     Assim, o restante da população (os canhotos) acaba tendo que se adaptar para poder utilizar estes objetos... Ou adaptamos ou temos que aprender a usar mesmo com a nossa mão direita.

     Cortar papel com uma tesoura normal já fica meio ruim, mas ainda dá pra usar a mão esquerda... Já tocar violão, só mesmo invertendo a ordem das cordas para conseguir tocar (apesar de que ouvi falar que existem alguns artistas que conseguem tocar com o violão ao contrário sem trocar as cordas). Ou então aprender a tocar com a direita, mesmo, pois assim é mais fácil na hora de ler as cifras para tocar. Usar o abridor de lata também deve ser bem complicado... Mas ainda não precisei abrir nenhuma lata...




O canhoto usando o abridor de lata (para destros, é claro...)
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=34&p_secao=16
 
     Muitos canhotos sofreram quando criança por seus pais e/ou professores tentarem fazê-los escrever com a mão direita, o que hoje em dia é considerado até uma violência.

     Além disso, segundo este mesmo site, forçar a natureza obrigando o canhoto a tentar ser destro pode causar problemas de aprendizagem, dificuldades de escrita, problemas para ler e se expressar, gagueira, etc.

     Algumas dessas pessoas podem acabar ambidestras. Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambos os lados, o que é bem raro.  É comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.

      Mas o mundo todo é feito para os destros.  A maioria dos objetos de nosso uso diário são escassos em sua versão canhota que nós, canhotos, já estamos acostumados  a nos virar e usar os objetos criados para os destros!


  1. Os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial.
  2. A maioria dos canhotos desenham figuras voltadas para a direita.
  3. Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.
  4. Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente naqueles que foram forçados a “mudar de mão” quando crianças.
  5. Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.
  6. Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.
  7. Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.
  8. Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita.
  9. Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.
  10. Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.
  11. Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.
  12. Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.
  13. Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.
  14. Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.
  15. De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.
  16. O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.
  17. Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.
  18. Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.
  19. Na Idade Média, escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte.
  20. Destros vivem mais do que canhotos.
  21. Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.
  22. Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.
  23. Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.
  24. O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.

Tudo bem ser diferente:  Sou canhota!


     Assim como Alexandre, o Grande,  Albert Einstein, Ayrton Senna, Bill Gates, Fidel Castro, Leonardo DaVinci, Ludwig Van Beethoven, Machado de Assis, Mahatma Gandhi, Napoleão Bonaparte,Paul McCartney, Pelé .... 






O melhor amigo do homem

     Todo mundo diz que o cão é o melhor amigo do homem. A minha mãe adora gatos. Aqui em casa tem dois, o Lulu e o Cyco.

Foto do Lulu jovem há dez anos atrás!

     Eu perguntei para a minha mãe porque ela gosta mais de gatos se todo mundo diz que eles não são amigos e que são traiçoeiros. Ela me disse que eu conheço bem o Lulu e que ele é nosso amigo. Ela me disse que o gato é independente e isso torna a relação mais gostosa, afinal ele não fica babando nem lambendo a gente, mas dá e recebe carinho e ainda ronrona. Ela também disse que o gato é um animal misterioso e que possui várias histórias mágicas sobre eles.

     Como eu gosto de magia, resolvi pesquisar sobre os gatos no mundo.

     No passado, existiam povos que consideravam o gato como um ser divino. Os egípcios veneravam a deusa Bastet: filha de Rá, deusa da fertilidade e do amor materno.

 
O gato sagrado dos egípcios. (fonte: http://olhosdebastet.webnode.com.br/gatos/)

     No Egito os gatos eram venerados e não podiam ser exportados. Quem matasse um gato era punido com pena de morte. Existem até múmias de gatos.
Múmia de gatos (acervo Britânico).
 
 
     Os gatos também foram associados à bruxaria. Na Europa da Idade Média, eles não faziam sucesso, ainda mais se fossem gatos pretos. Na Inglaterra foi descoberta uma casa que consideraram ser de bruxa pois acharam uma múmia de gato na parede da casa.    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111208_casa_gato_mumia_fn.shtml

     Esta associação ocorreu por causa de seus hábitos noturnos, sua habilidade para caçar e suas características físicas, como o formato de seus olhos.

     Veja também: http://canto-da-pequena-bruxa.blogspot.com.br/

     O gato preto também é considerado como fonte de azar, assim como passar embaixo de uma escada ou quebrar um espelho.



Superstições e rituais de magia negra geram preconceito e tortura aos felinos
O Gato preto: dá azar?


     Hoje em dia existem várias raças diferentes de gatos oriundas de experimentos genéticos e reprodução selecionada para agradar ainda mais os amantes de gato. Existem até os carecas para as pessoas alérgicas.

gato Sphynx
     Os gatos carecas - http://hypescience.com/25095-as-10-racas-de-gatos-mais-estranhas/



Jovem ragdoll bicolor seal de 24 meses de idade - cortesia Gatil Montana's Ragdolls
Os Ragdolls são gatos grandes e fofões! (fonte: http://www.petbr.com.br/rgragdoll.asp)

     De uma maneira geral, ter um gato em casa é bem tranquilo, e não necessita de grandes cuidados, desde que você tenha uma caixinha de areia que deve ser mantida sempre limpa; Também deve ter sempre água e ração apropriada para o gato, e muito carinho. Um banho de vez em quando é recomendado, assim como não se pode esquecer de cortar as unhas para ele não arranhar os móveis, e de dar as vacinas no tempo certo!

O gato como melhor amigo!
http://saude.abril.com.br/edicoes/0303/bichos/conteudo_379967.shtml

     Tendo algumas regras básicas como para todos os bichinhos de estimação, como manter a limpeza do gato e da caixinha de areia, evitar que o gato fique lambendo muito próximo da nossa face, evitar compartilhar comida com eles, lavar as mãos depois de brincar com eles, evitamos a maioria das doenças que poderiam ser causadas pelo contato com os felinos, assim como é indicado neste site: http://ronronar.com/artigos/doencas-que-gatos-transmitem-pessoas.

















segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como se forma um médico

     Para falar de saúde não há nada melhor do que falar de médicos.

 
 
O símbolo da medicina.


     Estão dizendo que há uma crise política no Brasil, que o gigante acordou e não é só pelos vinte centavos mas pela saúde, educação etc.

     Então a presidente Dilma resolveu que há falta de médicos na rede pública e não há médicos brasileiros suficientes para atender a todos. Assim, mandou chamar médicos cubanos para auxiliarem.


Médicos  avisam: “Dilma vai receber troco nas urnas” Médicos fazem ato na frente do palácio da Alvorada.

(Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130826125727&cat=brasil&keys=medicos-avisam-dilma-receber-troco-urnas)


     Eu sei como deve ser difícil passar no vestibular para Medicina. É um dos mais concorridos do país e não há vagas nas Universidades para todo os brasileiros que sonham em ser médicos:

     http://gl.globo.com/educacao/noticia/201211/vestibulares-de-medicina-tem-disputa-de-ate-1853-candidatos-por-vaga.html


     A disputa chega a quase 300 candidatos para uma vaga. É só saber um pouquinho de matemática para saber que a falta de médicos significa problemas com a educação do país pois vontade dos jovens brasileiros em seguir a carreira de medicina não falta.

     http://noticias.terra.com.br/educacao/novo-curso-de-medicina-tem-3295-candidatos-por-vaga-no-rs,01ee3e2028ca0410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

     O curso de medicina é muito longo e bem difícil. O período é integral e há muitas matérias para estudar nos seis anos de graduação. Depois ainda é necessário dois anos de residência. Realmente para cuidar do bem-estar de todos, os profissionais devem estar bem preparados.

     http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/curso-de-medicina/

     Também não se pode esquecer que eles ainda estudam para se especializar em uma área, cardiologia, dermatologia, pediatria, etc.

     Eu ainda tenho minhas dúvidas. Será que o problema da saúde no país é a falta de médicos? Ou é a condição de trabalho e a falta de equipamentos e medicamentos?

     Fazendo uma comparação, será que o problema da educação no país é a falta de professores? Ou é a falta de vagas e da infraestrutura na educação?



Cuba - o país socialista

     Cuba é um país da América Central muito comentado hoje no Brasil. Acontece que o nosso governo, para solucionar o problema da saúde, resolveu contratar médicos cubanos.


Ficheiro:Cuba (orthographic projection).svg 
Cuba - formada pela maior ilha da América Central e algumas outros pequenos arquipélagos


     Eu achei curiosa a contratação destas pessoas. Primeiro porque não puderam trazer as suas famílias. Segundo, porque não receberão diretamente do governo do Brasil, e terceiro porque parte dos seus salários vai ficar para o governo de Cuba. Bem, pelo menos algum dinheiro vai ser entregue a suas famílias.

     A polêmica gira em torno dos direitos trabalhistas destas pessoas, o que gera uma desigualdade de sua situação com os demais profissionais médicos, sendo comparados a escravos em algumas reportagens.

     http://www.folha.uol.com.br/colunas/elianecantanhede/2013/08/1331534-aviao-negreiro.shtml

     Também há quem diga que a exportação de médicos serve para o Brasil indiretamente ajudar a economia daquele país.

     http://veja.abril.com.br/noticia/saude/medicos-sao-principal-produto-de-exportacao-de-cuba

     Então resolvi pesquisar sobre Cuba.

     Cuba é o único país socialista na América. Educação e saúde são gratuitas e controladas pelo Estado. Com isto, se garante um baixo nível de analfabetismo, de natalidade e de mortalidade. Assim, os médicos são servidores do Estado e são pagos por ele trabalhando em Cuba ou em outro país. Por isso, os Cubanos afirmam que exportam serviços de saúde e não médicos.

     http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/cuba-registra-taxa-mais-baixa-da-historia-de-mortalidade-infantil.html
   
     http://revistaforum.com.br/blog/2013/08/entenda-por-que-medicos-cubanos-nao-sao-escravos/

     Então eles receberão o seu salário integral de servidores do Estado Cubano mas não receberão os valores reais pagos a um médico do Brasil. Assim, estarão em igualdade de condições com os demais médicos Cubanos.

     Para a sociedade cubana, que se difere da nossa em grau de liberdades e de intervenção do estado na vida do cidadão, não parece haver qualquer problema.

     Já a população brasileira, que tem outros costumes, não é fácil se acostumar com a ideia. Será que está realmente de acordo com as leis do Brasil? Eu sinto falta da igualdade de tratamento.

     Bem, só espero que a gente se entenda (e entenda os médicos cubanos), para não aconteça enganos como o que aparece no vídeo abaixo...




Problema de Berro (Maurício Ricardo). Fonte: http://charges.uol.com.br










Cultura: A Bienal do Livro

     Nessa semana, começou a Bienal do Livro, um dos meus eventos favoritos:  mal acaba uma Bienal, passo 2 anos inteiros esperando pela próxima, contando os dias!!!!!!!!

     Costumo sair com minha família para passar o dia inteiro na Bienal e compareço ao evento várias vezes, sempre escolhendo autores, pegando autógrafos e comprando MUITOS livros!

     A história da Bienal no Rio de Janeiro começou em 1983 (nesse ano ela completa 30 anos!) nos salões do famoso Hotel Copacabana Palace  e hoje, como se tornou um evento enorme, precisa ser realizada no Riocentro que, segundo informações do site,  a cada evento supera as expectativas de público, vendas e mídia.

     A Bienal do Livro é uma feira que reúne várias editoras e distribuidoras de livros, e ocorre a cada dois anos, aqui no Rio de Janeiro. Essa deve ser a terceira ou quarta vez que eu vou à Bienal. Existem várias coisas interessantes. É possível procurar os livros de uma coleção visitando o stand da editora do livro. Existem várias promoções, como por exemplo, descontos nas compras dos livros. E na compra da assinatura de revistinhas da turma da Mônica, você tira uma foto que sai "na capa" da revista da Turma da Mônica.

Eu na capa da Turma da Mônica Jovem!


     Também tem os encontros com os escritores, que aparecem em vários stands para promover suas obras. Nas feiras passadas já encontrei com o Ziraldo e com o Maurício de Sousa, que desenharam e autografaram em minhas revistas. Desta vez me desanimei ao ver as longas filas. Passei então a fazer o que eu amo de paixão: comprar livros.

 
Com Mauricio de Sousa, na Bienal  em 2005




 Curtindo Calvin e o Pequeno Príncipe na Bienal de 2007.











 
     Nesse ano, a feira estava bem cheia, tanto de expositores como de público (assim que chegamos tivemos que enfrentar uma fila enorme, quase saindo do Riocentro, só pra poder entrar na bilheteria, vê se pode!). Essa desorganização na entrada foi o ponto mais negativo da feira.

     Os stands estavam muito bem organizados, cada um com diversas particularidades para atrair o leitor. Tinha até um stand todo reciclável.

O stand da DPL editora
 
 
Um stand de papelão!

     Infelizmente devido ao número de pessoas estava difícil comprar livros em alguns stands. Como, por exemplo, no stand da Editora Record, que tinha fila para entrar no stand, e depois que você escolhia os livros que queria comprar, tinha que sair de novo do stand e entrar em outra fila, três vezes maior, para o caixa! Acabei deixando para comprar dois livros que ia comprar lá, por causa disso... A questão é que todos estão querendo a coleção dos Instrumentos Mortais, mas eu já tenho. Pelo menos eu tirei uma foto com os caçadores de sombras!!!!

 Divulgação do livro: Cidade dos Ossos!


     Na Bienal a gente consegue entrar no livro. Eu já tinha lido e agora entrei no livro Flicts do Ziraldo me senti dentro de cada cor e depois tinha um espelho para me ver de todos os ângulos.

 Entrando no livro 'Flicts', do Ziraldo.


Também me transformei na princesa do livro 'Seleção'.

     Reconheci entre os grandes autores Maria Clara Machado, a fundadora do Teatro Tablado, onde eu estudo, e que é tia da minha professora de teatro Cacá Mourthé.

 
      Na Bienal tem livro para todas as idades e para todos os gostos. É um ótimo evento para quem gosta de ler. Eu comprei vários livros. Precisei até de uma mala.
 
 
 



O Maurício faz desenhos e autografa os livros e as revistinhas! Além de dar toda a atenção para os seus fãs. (fotos de 2011)





 
     Enfim, quem quiser que aproveite essa! Senão só em 2015...

 Saída da Bienal. Até 2015!!!