domingo, 23 de março de 2014

Memória e Aprendizado

     Hoje eu estava tentando me lembrar de uma coisa, mas não sabia o que era. Eu sabia que era alguma coisa importante, mas não conseguia descobrir. Minha mãe me perguntou se tinha dado um "branco", e que é muito comum esse negócio de esquecer as coisas.
 
     Então resolvi pesquisar mais um pouco aqui pela internet, a questão da nossa memória, já que a memória e uma parte importante do nosso aprendizado, uma vez que é através dela que a gente retém as informações importantes para serem utilizadas pelo resto da nossa vida.
 
     De cara, encontrei com uma reportagem que tenta explicar porque a nossa memória é tão ruim! Então, eu não sou a única que sou esquecida!
 
 
    Este site fala um pouco de como as nossas lembranças ficam guardadas na nossa memória. Que nós temos uma memória de curto prazo (aquilo que está acontecendo ou o que acabou de acontecer) e memórias de longo prazo, que ficam registradas por um tempo maior na nossa cabeça.
 
    A grande questão para um bom aprendizado é conseguir passar as coisas que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Ao que parece, as lembranças ficam mais fortes na medida em que a gente associa algum estímulo a elas (alegria, sofrimento, dor), e assim existem várias técnicas para explorar essa ligação.
 
     O uso de imagens, por exemplo, consiste em associar uma certa coisa que se deseja lembrar sem muita importância a alguma coisa visual, que seja engraçada, por exemplo, pois sempre que lembrarmos da cena engraçada, iremos lembrar daquilo que precisamos lembrar.
 
     Há outras técnicas para melhorar a memória. Fazer combinações ou agrupar o que se deseja lembrar é outro exercício; fazer as coisas de uma maneira diferente (por exemplo, escrever ou usar o mouse com a outra mão, soletrar palavras de trás pra frente), tudo isso faz com que a gente ponha o nosso cérebro pra funcionar.

     Assim, o uso de versos, músicas ou frases engraçadas ajuda a relembrar os assuntos, o que é muito bom para estudar!

 
     Nos dois sites abaixo temos algumas dicas para melhorar a nossa memória:
    
 
  
Fazer palavras cruzadas é um ótimo exercício para a memória, além é claro de treinar o português!
 
     Esses sites dão dicas importantes, como por exemplo: dormir regularmente (ao menos 8 horas por dia), alimentar-se adequadamente, viver sem estresse ou ansiedade, pois tudo isso se traduz no bom funcionamento do nosso corpo, de modo que não só o cérebro mas todos os organismos funcionem bem.
 
     Já nesse outro site diz que fechando a boca a memória pode melhorar. Será??? Mas sem exageros!
 
     Também tem o velho e bom laço no dedo pra lembrar de algo importante!
 
     Ah, já me lembrei o que era! Esqueci que eu tenho prova amanhã! Então é melhor eu ir estudar!!! Até a próxima!







 

quarta-feira, 19 de março de 2014

A Copa do Mundo - o Mundo vem se encontrar no Brasil!

     Aqui no Brasil, estamos nos preparando para sediar um evento esportivo mundial que acontece a cada 4 anos!

     Tudo começou no ano de 1927 quando foi aprovada em um Congresso da FIFA, a realização de um torneio internacional idealizado por Jules Rimet.

     A primeira Copa do Mundo aconteceu no Uruguai em 1930 e contou com a participação de apenas 13 equipes.
 
    Hoje em dia, ao contrário, são 200 seleções concorrendo, e é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração para chegar ao campeonato.

ANO PAÍS SEDE PAÍS GANHADOR
1930 Uruguai Uruguai
1934 Itália Itália
1938 França Itália
1942

O mundial não aconteceu por causa da Segunda Guerra Mundial
1948
1950 Brasil Uruguai
1954 Suíça Alemanha Ocidental
1958 Suécia Brasil
1962 Chile Brasil
1966 Inglaterra Inglaterra
1970 México Brasil
1974 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental
1978 Argentina Argentina
1982 Espanha Itália
1986 México Argentina
1990 Itália Alemanha Ocidental
1994 Estados Unidos Brasil
1998 França França
2002 Coreia do Sul e Japão Brasil
2006 Alemanha Itália
2010 África do Sul Espanha
     Algumas coisas interessantes sobre o evento:
  • A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas.
  • Atualmente, competem trinta e duas equipes, por um período de cerca de um mês.
  • De todos os países que já participaram apenas 8 países já venceram o mundial.
  • O Brasil foi a única seleção que participou de todas as competições.
  • O Brasil é o campeão em vitórias, sendo pentacampeão (campeão cinco vezes).
  • Até  1970, o troféu da copa foi a Taça Jules Rimet, que o Brasil ganhou permanentemente em 1970 por ter conquistado o campeonato pela terceira vez e que foi roubado há aproximadamente 30 anos.
 
      A partir de 1966, na Inglaterra, os mundiais passaram a ter mascotes. Vejamos quais foram os  mascotes das Copas do Mundo:


ANO PAÍS SEDE MASCOTE
1966 Inglaterra Willie - um leão
1970 México Juanito Maravilla - um garoto mexicano com um sobrero
1974 Alemanha Ocidental Tipe Tap - Dois meninos com uniforme da seleção do país
1978 Argentina Gauchito Mundialito - um menino argentino cujo nome típico indica ser pecuarista natural nos Pampas
1982 Espanha Naranjito - uma laranja(fruta típica da região de Valência e Andaluzia) com uniforme da seleção
1986 México Pique - uma pimenta, conhecida como Jalapeño - pimenta originária do México, com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.
1990 Itália Cião - um boneco, em forma de barras e com as cores da bandeira italiana, representando um jogador de futebol.
1994 Estados Unidos Striker - um cachorro jogador de futebol
1998 França Footix - um galo, que é o símbolo do país, azul e vestido com camisa da seleção francesa.
2002 Coreia do Sul e Japão “Spheriks” - três excêntricos personagens imaginários que chegaram de um outro planeta onde se praticava um esporte semelhante ao futebol.
2006 Alemanha Goleo VI e Pille - trata-se de um leão com uma história fictícia, vestindo a camisa 06 da seleção alemã, em referência ao ano da Copa acompanhado por Pille, uma bola falante - personagens cuja escolha gerou muita polêmica.
2010 África do Sul Zacumi - um leopardo amarelo com cabelo verde, representando as cores da bandeira sul-africana.
 
     Os próximos campeonatos serão no Brasil em 2014, na Rússia em 2018 e no Qatar em 2022.
 
Estádio do Maracanã totalmente reformado e pronto para os jogos!
 
 
     Sediar um evento é muito importante para a política, para a economia e para a população de um país.  Muitas obras são realizadas em estádios, aeroportos, hotéis, etc. É um momento muito bom para o turismo e para o comércio.
 
 
     Sabemos que é uma oportunidade de confraternização entre as nações mas, no Brasil, a população foi às ruas protestar contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo quando a população está precisando mais de investimentos em saúde e educação. O problema é que está tudo muito atrasado! Será que fica pronto a tempo???
 
 
 
 
 

Caos no trânsito

     É, está cada vez mais difícil de andar de carro no Rio de Janeiro! Agora pra todo o lugar que se vai tem engarrafamento, seja para a zona sul, para o Centro ou para a Barra, em qualquer horário, não tem como fugir do trânsito lento...
 
     No Centro os meus pais dizem que a situação está complicada. Isso porque o prefeito da cidade resolveu fazer um monte de obras pela cidade.
 
     As principais mudanças no centro ocorreram para revitalizar a área portuária do Rio. Uma das vias que foi derrubada foi o viaduto da Perimetral, que passava por cima do porto e era uma via bastante usada pelos motoristas que vão para o Centro, então já viu! Agora eles têm que ir por rotas alternativas.
 
     Mas a coisa não para por aí. Parece que em todo o lugar tem uma obra sendo feita. Na Barra e na entrada da Ilha do Governador são as obras do BRT (Os ônibus expressos). Também na Barra temos a expansão do metrô.
 
     Em vários lugares foram feitas as vias exclusivas para ônibus (pintadas com faixas azuis pela rua), reduzindo ainda mais o espaço dos carros. Tudo bem o prefeito tentar garantir o transporte mais rápido do ônibus que é um transporte coletivo, mas antes de tudo é necessário fazer com que a qualidade do transporte seja boa. E não é o que vemos. Dizem que nos trens e metrôs as pessoas se apertam até não dar mais.
 
     No carnaval a situação foi pior, o trânsito ficou parado para sair e para entrar na cidade. Nestas horas nem adianta sair de casa!
 
 
     Uma das principais vias do Centro do Rio, a avenida Rio Branco, foi fechada para carros particulares e dividida em duas mãos, reduzindo, assim, na metade, a capacidade da via! No primeiro dia de operação desta via em mão dupla, é claro, foi muito ruim: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/rio-tem-dia-de-caos-no-transito-apos-mudancas-no-centro-17022014#!/foto/1
 
 
 
 
     E no dia do meu aniversário eu quase perdi o meu passeio, porque parecia que todas as vias estavam interditadas ao mesmo tempo! Meu pai resolveu mudar umas três ou quatro vezes de direção, e no final ainda pegou de quebra uma maratona que estava acontecendo no aterro do Flamengo.
 
 
 
     Bem, continuamos esperando que o nosso prefeito resolva a bagunça e que esse monte de obras resolva o problema do trânsito no Rio. Enquanto isso, o governo fica fazendo campanhas para amenizar um pouco a situação como usar a carona solidária, evitar trafegar no Centro, preferir o transporte coletivo, etc...
 
 
 
 
 
 
 
 

Os Black blocs

     Desde o ano passado, com as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus, os protestos têm se multiplicado no Brasil. A gente pode notar a que parte dos protestantes, mais radicais, tem utilizado violência. Estas pessoas costumam se chamar de Black bloc. No último grande protesto ocorreu a morte de um cinegrafista que gravava o protesto.




     Na verdade Black Bloc é o nome de uma tática de protesto que surgiu na década de 80 e ganhou destaque na manifestação contra a OMC em Seattle 1999. Não é um movimento ou um grupo organizado e estável, mas uma forma de manifestação.

     Black bloc significa bloco preto. Os manifestantes se vestem de preto e usam máscaras como forma de dificultar a identificação. Surgiu na Alemanha e era utilizado como autodefesa a ataques contra espaços autônomos.


Ficheiro:Black Bloc Hamburg.jpg
Black blocs na Alemanha em protesto contra a opressão policial(http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_bloc)

     Em Seatle, esse movimento ganhou motivação antiglobalização, atacando símbolos do capitalismo. Nesta época foi usada violência contra uma loja Mc Donalds e uma Gap.

     Cerca de 100 mil manifestantes se reúnem em Seattle contra a globalização, em 1999.(http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/020125_fecprothistorico1.shtml)
 

     Em junho do ano passado, o movimento Passe Livre iniciou uma campanha contra o aumento da passagem de ônibus. Os protestos ganharam força nas redes sociais e eram marcadas novas passeatas pela internet.
 
     Alguns grupos mais radicais começaram a atacar qualquer comércio local, desde agências bancárias até pequenos restaurantes, inclusive locais públicos, como forma de protesto por considerar que só com a violência se consegue a atenção dos meios de comunicação.
 
     Mas na verdade essa violência toda é ruim para o povo por causa da depredação da cidade e para diversas pessoas que tiveram seus negócios prejudicados.
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 17 de março de 2014

FULECO


Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014.

A escolha do Mascote foi disputada entre a onça, o jacaré, a arara e o tatu. A sugestão do tatu-bola como mascote foi apresentada pela Associação Caatinga, uma ONG que luta pela preservação do Tolypeutes tricinctus,  o único tipo de tatu que existe apenas no Brasil.  



 Ele é um tatu-bola da caatinga brasileira, uma espécie ameaçada de extinção.

O Tatu Bola, quando se sente ameaçado,  tem a capacidade de se enrolar e virar uma bola apertada, até se tornar quase impenetrável, para se proteger dos predadores.
 
Depois da escolha do Tatu como Mascote, foi a vez de  escolher seu nome:   FULECO.

O nome escolhido para o charmoso tatu, nasceu da união das palavra Futebol com Ecologia, já que o país se comprometeu em organizar a Copa do Mundo mais sustentável de todos os tempos!   O nome foi escolhido por voto popular, em um programa de televisão.  Foram dadas 3 opções ao público: "Fuleco",  "Amijubi" (Amizade e Júbilo) e "Zuzeco" (Azul e Ecologia).

O Fuleco agora está divulgando internacionalmente a luta pela preservação do tatu-bola da caatinga e ajudando a despertar a consciência ecológica e sustentável mundial.



O nome Fuleco está sendo criticado e motivo de piada nas redes sociais porque relembra o verbo fulecar que significa perder todo o dinheiro no jogo.
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/verbo-fulecar-existe-e-o-mascote-da-copa-o-fuleco-vira-piada-de-novo/






 


Anos 80

     Estou no elenco de uma peça que leva o nome de "Anos 80, um musical de filho pra pai". Para que a peça fique bem legal, todo o elenco precisou pesquisar sobre a cultura dos anos 80.

     Os anos 80 foram ricos em moda, pois naquela época as pessoas gostavam muito de cores, ombreiras e cabelos bem arrumados.

     Também gostavam muito de música, como rock e discoteca, e música eletrônica (tecno-pop). Foi em 1985 que foi realizado o primeiro Rock in Rio, que é um evento para reunir diversas bandas de música, principalmente pop e rock, aqui no Rio.

     Naquela época, estes eventos eram marcados por diversas bandas estrangeiras, e também por muitas bandas nacionais, e a figura marcante era o metaleiro (que é o pessoal que gosta de rock mais pesado), com roupa escura, jaqueta de couro e cabelo comprido.


Grupo Metallica, banda norte-americana de rock formada em 1981.

     Diversas bandas musicais fizeram muito sucesso nessa época. Bandas como Legião Urbana, Capital Inicial, Nenhum de Nós, e cantores como Lulu Santos e Rita Lee são apenas alguns deles.
Em 1985 ocorreu o Festival dos Festivais, em comemoração aos 20 anos da Rede Globo, reunindo diversos músicos.

     Naquela época o disco ainda era de vinil (a música era gravada em sulcos nos dois lados do disco), e pra ouvir, usava-se a vitrola. Meu pai me disse que se você colocasse o dedo sobre o disco (ou do lado, para não arranhar as faixas, já que a superfície era delicada e estragava facilmente), a velocidade ficava mais lenta e o som ficava muito engraçado, e as vozes ficavam todas mais graves.

     Em algumas vitrolas também dava para aumentar a velocidade (rodando no centro do disco com o dedo), e tudo ficava mais agudo. Meu pai me disse que vivia fazendo isso.

     No cinema, outra revolução foi o lançamento dos filmes "guerra nas estrelas" e "E.T.", que continham detalhes e efeitos especiais que eram considerados extremamente avançados na época.

     No Brasil, ocorreu um movimento das "diretas já", marcando o fim da ditadura e foi promulgada a constituição de 1988, batizada como Constituição cidadã, por conter diversas garantias de proteção às pessoas.

     Também foi a época de diversos musicais que apareceram na TV, como o projeto "Vinicius para Criança: a Arca de Noé, a Arca de Noé 2, e Pirlimpimpim", o primeiro deles exibido em 1980, que contou com diversos músicos, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Fábio Jr., Ney Matogrosso e outros.

http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/infantojuvenis/vinicius-para-crianca-a-arca-de-noe/fotos-e-videos.htm

     Como continuação, em 1983, foi exibido o musical 'Plunct Plact Zuuum", que fala sobre uma aventura espacial em diversos planetas, com músicas de Raul Seixas, Guilherme Arantes, Jô Soares e Maria Bethania.

http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/infantojuvenis/plunct-plact-zuuum.htm

     Na minha peça de teatro, somos um grupo de alunos dos anos 80, usamos roupas da época e aprendemos várias danças e músicas. Apreendemos muitas coisas desta década, até mesmo sobre o bailinho da vassoura! Para quem gosta de teatro e quer se divertir, é só conferir o endereço no site do Rio Show:

http://rioshow.oglobo.globo.com/infantil/festas/anos-80-9909.aspx







Kefir - o bichinho que faz iogurte!

Minha tia me deu grãos de Kefir para preparar meu próprio Iogurte.  Resolvi então fazer uma pesquisa para saber cuidar da minha colônia de bichinhos e fabricar o melhor iogurte do mundo, o exclusivíssimo:  Iogurte DANELENA!


Os grãos de Kefir são uma colônia de vários tipos de leveduras (fungos unicelulares) e bactérias  que fermentam o leite produzindo uma espécie de iogurte.  -   Eu ganhei grãos de Kefir de Leite, mas também existe o Kefir de Água -  No leite, eles fermentam lactose, na  água com açúcar (açúcar mascavo por conter menos impurezas), eles fermentam a glicose. 
O Kefir é cultivado desde o século XVIII e é passado de geração para geração. O kefir não é vendido é doado.
http://kefirbrasil.com/historia-do-kefir/


O CULTIVO

É fácil cultivar os grãos de kefir, precisamos somente de uma vasilha de plástico ou vidro para cultivar, uma peneira de plástico e uma jarra com tampa para guardar o iogurte na geladeira. Não utilize nada de metal pois os grãos são sensíveis a metais.

Coloque o leite nos grãos, quantidade suficiente para que os grãos "flutuem como peixes", deixe por 6 a 24 horas para fermentar - quanto mais tempo, mais ácido.

 




 













Depois de fermentado, basta passar no coador para separar os grãos do iogurte.















O iogurte de Kefir deve ser consumidor em até três dias. http://kefirbrasil.com/qual-a-temperatura-e-tempo-ideais-para-cultivar-o-kefir/


OS BENEFÍCIOS
 

O Kefir  é um alimento de fácil digestão, rico em proteínas e cálcio, vitaminas e pode auxiliar no tratamento de várias doenças. http://100comidasucosnaturais.blogspot.com.br/2009/04/kefir-e-seus-beneficios.html

 

 

COMO CONSUMIR O KEFIR

O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, e pode ser batido com frutas e cereais substituindo outros alimentos mais calóricos.

Vitamina de "Tutti fruti" com Kefir - Basta bater Kefir com  suas frutas preferidas ou frutas da estação (morango, mamão, maçã, banana), acrescente um pouco de leite. Pode adoçar com adoçante, mel ou açúcar mascavo.    Evite frutas cítricas por conta da acidez e também porque elas liberam histamina favorecendo alergias.


Creamcheese de Kefir (rende 160 g de creamcheese) - Basta colocar o Kefir em um coador de pano pendurado em uma jarra de suco,  para drenar o soro.  Deixe dentro da geladeira para adquirir consistência e depois tempere com sal.


A Apresentadora Ana Maria Braga também é fã de iogurtes e do Kefir e garante que o uso diário de iogurte pode diminuir alguns centímetros da sua cintura.


http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/02/iogurte-consumo-diario-pode-diminuir-69-da-cintura-diz-pesquisa.html






domingo, 2 de março de 2014

Copa do Mundo de 2014 - A COPA VERDE

Há mais de dois anos o Brasil  divulgou que a Copa de 2014 seria conhecida como "A COPA VERDE - a mais sustentável de todas". Estão planejando a realização de um grande espetáculo, mas também querendo mostrar ao mundo um  país voltado  para o meio ambiente. Vamos dar um exemplo de sustentabilidade e de respeito a diversidade da fauna e  da flora, recebendo em pelo menos 50 % das construções do evento o selo de edifício verde. Hoje, o Brasil é o quarto país com mais construções verdes certificadas!

 A Rio+20  foi uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu em 2012 no Rio de Janeiro. Durante este evento a FIFA e o Comitê Organizador apresentaram uma estratégia para a realização da Copa do Mundo atual de forma sustentável:  realizar obras com normas para o aproveitamento de todos os recursos, consumir menos energia e gerar menos resíduos não recicláveis.  

 O que é uma construção VERDE?


(http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/com-atrativo-ambiental-e-economico-sobe-busca-de-selo-verde-em-predios.html)

Na construção dos estádios para a Copa, para receber o selo de edifício verde muitas medidas especiais estão sendo tomadas durante a construção, como:
  • o reaproveitamento do concreto
  •  a reutilização da terra retirada para áreas de grande degradação
  • uso de energia limpa
  • estádios com cobertura de placas solares suficientes para gerar energia para fornecer iluminação para todo o estádio, e ainda 1500 casas próximas aos locais dos jogos.
http://www.usuariosonline.org/blog/category/esporte

http://www.brasil.gov.br/esporte/2014/01/natal-sustentabilidade-esta-presente-em-obras-de-estadio


 A certificação verde é feita pelo pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e  mais de 130 países já participam desta lista de certificação.   Existem 4 níveis de certificação, alcançados por pontuação:


A pontuação é alcançada após uma  avaliação considerando:  eficiência energética, uso racional de água, tipos de materiais e recursos, qualidade ambiental interna, espaço sustentável e o uso de novas tecnologias.



Durante a Copa do Mundo reuniremos pessoas e organizações mundiais. Os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o Brasil. Essa será uma grande oportunidade para reunir estes olhares não só para o futebol, mas também para preservação do planeta.

Para quem estiver interessado em colaborar, mesmo que de forma individual,  o Ministério do Meio Ambiente editou  a Cartilha de Construções Sustentáveis, que pode ser baixada  aqui.