segunda-feira, 23 de março de 2015

Educação: Terra, Planeta Água

     A Água Potável é o bem mais essencial à vida. Os seres vivos possuem água em sua composição.
 
     A água, ou a falta dela, tem se tornado um tema de bastante discussão nos últimos tempos. Sendo conhecido como "Planeta Água", o  Planeta Terra possui 71 % de sua superfície coberto por água no estado líquido, mas nem toda essa água é potável (água própria para consumo).

     Aproximadamente 97,4 % é de água salgada, presente nos oceanos e 2,6 % de água doce (rios, lagos, lençóis freáticos, etc).

     Desta mínima quantidade de água doce, 1,8 % está  no estado sólido, nas grandes geleiras polares e apenas 0,96 % encontra-se disponível em rios e lagos.



Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%
 
      A água própria para beber deve ser ainda insípida (sem gosto), inodora, (sem cheiro) e incolor (sem cor) e estar livre de materiais tóxicos e microrganismos.
(Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/).

      O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.  

     Este dia comemorativo foi criado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas)  em 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância da Água e de seu uso consciente.

     A ONU já alertou sobre a necessidade de  mudança de hábitos no consumo de água, caso contrário, até o ano de 2030 quase metade da população global terá problemas sérios de abastecimento. (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1606180-mundo-celebra-23-dia-mundial-da-agua-neste-domingo.shtml

     Este ano, estamos celebrando o Dia Mundial da Água em meio à maior crise hídrica já vivida e, por este motivo, o dia ganhou um significado especial para todos os brasileiros, que estão se mobilizando para melhor aproveitar a água, reutilizar a água da chuva e não desperdiçar um bem tão valioso e escasso.

     Nós consumimos muito mais água do que podemos perceber - Este gráfico ilustrado pelo Planeta Sustentável da  Editora Abril demonstra claramente o quanto de água potável precisamos para produzir itens necessários ao nosso consumo:

     Na minha casa já estamos tomando providências efetivas para o reaproveitamento da água - uma nova cisterna está sendo construída pelo avô, maior do que a já existente que recebe e armazena água potável,  para armazenar água coletada da chuva para o reaproveitamento. 

Foto © Copyright  Ana Helena Barcellos