domingo, 20 de setembro de 2015

Educação: Educação Ambiental - Parque das Aves


     Visitando a cidade de Foz do Iguaçú, conheci o Parque das Aves, localizado no Parque Nacional do Iguaçú, próximo das Cataratas do Iguaçu.

 
     O parque tem 16,5 hectares da rara Mata Atlântica e mais de 1020 aves de 150 espécies diferentes, muitas delas ameaçadas de extinção. O mais legal da visita está no fato de podermos entrar em alguns viveiros e ter um contato mais próximo com as aves.

 

     A história do Parque é muito interessante pois foi o amor e interesse de uma pessoa, Dennis Croukamp, que veio da Namíbia com a família, adquiriu terras  para, juntamente com sua esposa veterinária, criar o Parque das Aves na década de 90.




 


     Trata-se de um projeto educacional e ecológico maravilhoso, que contém o maior viveiro de araras da América do Sul e recebe mais de 500 mil visitantes por ano.

 

     Os trabalhos executados pelo parque são dos mais variados, como por exemplo:

  • dar abrigo às aves resgatadas pela  polícia ambiental, polícia federal e pelo Ibama.
  • participar de projetos para reprodução de novas gerações de aves, especialmente as vulneráveis e ameaçadas - 43 % das aves do parque nasceram graças a este cuidado.



     No Parque existem os mais variados viveiros, onde nós podemos observar as aves dando voos rasantes sobre nossas cabeças, podemos observar seu comportamento e interação com as outras aves, assim como a beleza de suas cores e formas.









   Também podemos conhecer espécies raras e diferentes. O Casuar é uma ave estranha, com características pré-históricas    O Parque das Aves é um dos poucos locais do mundo onde podemos ver esta ave, que é solitária e territorialista que quando provocada pode tornar-se extremamente agressiva, o que lhe rendeu o título de "ave mais perigosa do mundo" no Guiness Book, o  Livro dos Recordes.





     Outra grande atração que me chamou bastante atenção foi este tronco petrificado formado no período Triássico da era Mesozóica (180 a 225 milhões de anos atrás).   Na região de São Pedro e Mata, 340 km de Porto Alegre, no RS existe uma floresta petrificada.   A madeira simplesmente não apodreceu, mas ficou vitrificada!   Segundo a informação contida  na peça, a madeira precisa ficar submersa em água ou gelo por milhões de anos e, desde que o ambiente possua sílica, cálcio e um determinado índice de salinidade para dissolver a sílica, a madeira vai absorvendo essa solução aquosa através de seus poros, com o passar do tempo, e a madeira vai vitrificando, transformando-se em uma pedra!





     O projeto mais ambicioso do parque é a Educação na Comunidade, que visa sensibilizar as pessoas por um mundo mais sustentável.



Fotos © Copyright  Ana Helena Barcellos

Fontes:  Pesquisa de Campo, Folhetos de Viagem, Centro de Informações Turísticas Local,  Informações do Guia, etc.