terça-feira, 8 de setembro de 2015

Política: Itaipú Binacional - Integração Latino Americana

 
A Usina de Itaipu, é uma usina hidroelétrica no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, construída por ambos os países entre 1975 e 1982 - por isso é binacional.


Apesar de ser binacional, é importante ressaltar que para sua construção foi celebrado o Acordo Tripartite - um acordo entre 3 países:  Brasil, Paraguai e Argentina, em 1979, para aproveitamento dos recursos hídricos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. Este acordo estabeleceu os níveis do rio e as variações permitidas para os diferentes empreendimentos hidrelétricos na bacia comum aos três países. À época, quando os três países eram governados por ditaduras militares, havia o temor que o Brasil em um eventual conflito com a Argentina, abrisse completamente as comportas de Itaipu, aumentando os níveis de água do Rio da Prata e inundando a cidade de Buenos Aires.
 
Itaipu é a  segunda maior produtora de energia do mundo , perdendo este posto apenas  para a Barragem das Três Gargantas (construída no Rio Yang-tsé, o maior da China), construída a partir de 1992,   que em 2014 produziu 98,8 MWh, contra 98,5 MWh de Itaipu.

O nome da usina,  Itaipu,  foi inspirado no nome de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa "pedra na qual a água faz barulho", através da junção dos termos itá (pedra), 'y (água) e pu (barulho).

Itaipú é gigantesca em números:

  • seu lago possui uma área de 1.350 km2
  • possui 20 unidades geradoras de setecentos megawatts cada
  • tem uma potência de geração de 14.000 megawatts. 
  • No ano de 2013, a usina quebrou o seu próprio recorde de produção de 2012, com 98.630.035 megawatts-hora (MWh).
Porém, o que eu mais gostei foi saber que a Usina de Itaipú não é apenas uma empresa que gera energia,  mas exerce todo um trabalho de pesquisa e ações fundados em compromissos e valores pré-estabelecidos ligados à responsabilidade social, à  promoção de cidadania, de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Nota-se que a empresa se preocupada com a realização de seus empregados e procura oferecer meios de melhorar a qualidade de vida desses colaboradores.

Projeto Coleta Solidária
Reflorestamento e Produção de Mudas

Árvores Plantadas pelos Funcionários Aposentados da Usina.