terça-feira, 8 de setembro de 2015

Te contei: Cordilheira, a Terra de Lhamas

     No norte da Argentina e do Chile, na região das Cordilheiras dos Andes, encontramos um animal muito dócil e encantador, de pescoço longo: a lhama!
Kuzco! O Imperador que virou lhama no desenho animado 'A nova onda do Imperador', da Disney, retratando a vida de lhamas e camponeses pelos Andes.


     A lhama é natural da cordilheira, e é parente do camelo, sendo assim adaptada para viver em regiões mais desérticas, com escassez de água, sujeitas a calor e sol intenso durante o dia, e frio intenso, durante a noite.

Filhote de Lhama.

Uma família levando as lhamas pela estrada.



A Lhama que encontramos no ponto mais alto de Jujuy (a 4170m de altura).

     A lhama oferece transporte, lã e carne para a população local, sendo assim um recurso importante na região. A carne de lhama é muito apetitosa, e se assemelha muito à carne bovina. Em vários lugares se encontra a caçarola de lhama, que é um ensopado com carne de lhama assada, mas em Machuca, que é um vilarejo entre San Pedro de Atacama e as regiões montanhosas dos gêiseres, a população local faz o espetinho de churrasco de carne de lhama. A maior delícia!

A 'cazuela de llama' é servida no jantar do Hotel Punta Corral, em Tilcara.

A cazuela de llama, é um ensopado com legumes e carne de lhama.

Churrasco de lhama, que provamos no pequeno povoado de Machuca. Hummmmm!

      Já a lã da lhama é espessa e permite fabricar roupas que nos protegem do frio e do sol intenso. Eu tive a oportunidade de experimentar as meias de lã de lhama e não fiquei nem com um pouquinho de frio no meu pé. Também experimentei a roupa de lhama!

A roupa de lã de lhama. Quentinha!

     Tive a oportunidade de pôr as mãos e acariciar lhamas domesticadas no caminho para San Pedro de Atacama, e são criaturas muito dóceis, apesar que se diz que se forem irritadas podem cuspir na gente! Mas todas as lhamas que eu vi eram muito calminhas.

     Outro parente da lhama é a vicunha. Esses são animais menores e com pelagem mais leve, e ao contrário das lhamas são animais selvagens. As vicunhas são protegidas por lei, ou seja, sua caça é proibida. É comum encontrar as vicunhas em bandos pelas savanas, em busca de água e comida.

 
Vicunhas encontradas próximo do vilarejo de Machuca.

     Enfim, nessa viagem pude conhecer mais de perto esses singelos (e deliciosos) animais!