sábado, 31 de outubro de 2015

Te contei? - "Nõa imortpa a oderm das ltreas drtneo da pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso"

     Uma mensagem que anda circulando pela internet chamou a minha atenção e me deixou muito curiosa:

     "De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo."

     Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito:

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45
N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O
CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M
PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

     Como podemos entender um texto tão embaralhado e confuso? Será uma espécie de premonição? Será que cérebro humano é capaz de identificar palavras e sons antes mesmo de elas serem ditas ou escritas?

     Apesar de todo o avanço da ciência, o cérebro humano ainda é um grande mistério. Ainda hoje não se conhece todo o potencial do cérebro - o órgão da inteligência humana.

     O cérebro é um grande órgão do corpo humano, chega a pesar 1,5 kg e tem uma textura semelhante a de uma gelatina firmem com certa de 100 bilhões de células nervosas (neurônios) interligados em mais de 100 trilhões de pontos - o que os neurologistas chamam de "floresta de neurônios". Sabemos que está dividido em dois hemisférios (direito e esquerdo) e que o lado esquerdo controla os movimentos do lado direito do corpo e vice-versa e que, na maioria das pessoas, é o lado esquerdo que controla o idioma.



Imagem Computadorizada de Tomografia por Emissão de Pósitrons


     Esta imagem de uma tomografia publicada pela Alzheimer´s Association acima, mostra padrões de atividade cerebral associados com: ler palavras, ouvir palavras, pensar em palavras e dizer palavras, demonstrando claramente  que áreas variadas do cérebro estão em funcionamento.

     Cientistas acreditam que  o cérebro se adianta na tarefa da leitura e acaba prevendo as palavras mmseo qanduo eals etsão ebmaarlhaads.  Quantas vezes já não ouvimos "não importa a ordem das letras de uma palavra, bastando que a primeira e a última estejam no lugar certo que se entende o que está escrito"?  É como se, para o cérebro, o que interessa é o contexto, o conjunto de circunstância envolvidos na mensagem," a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto",

     Não se trata exatamente de premonição mas da mesma forma que nosso cérebro decifra a palavra embaralhada como consegue “premeditar” a palavra que vem na sequência,  quando uma pessoa começa a dizer uma palavra, o cérebro já se antecipa na interpretação do som, agindo como se já tivesse ouvido a palavra inteira ou mesmo antecipa a palavra seguinte, principalmente quando ela é óbvia.  Nós analisamos a palavra em conjunto, um contexto,  e lemos de uma vez só, de forma que não é preciso decodificar palavra por palavra, letra a letra.

     Os estudos indicam que o cérebro humano tenta fazer uma equivalência entre o formato de letras e números de forma que entende o "4" como "A", o "3" como "E" e o "5" como "S".

     Quanto mais descobrimos sobre o cérebro, mais ficamos intrigados. A capacidade de reabilitação do ser humano de reaprender e passar a usar outras áreas do cérebro após um acidente, dos estímulos nervosos encontrarem novos caminhos - é tudo fascinante! Na verdade podemos perceber que cérebro humano é um super-computador incrível que ainda não conseguimos decifrar.

Fontes:
HypeScience - Como seu cerebero pode ler itso?
Mega Curioso - Por que conseguimos ler frases mesmo quando as letras estão embaralhadas?
Dentro do Cèrebro: Uma viagem interativa






segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ciências: Salinas Grandes


     Durante nossa viajem pelo deserto do Atacama, passamos por um lugar bem diferente que contrasta com todo aquele cenário de areias e pedras do deserto.

Ao longe, avistamos uma faixa branca em meio ao deserto do Atacama.

     Pode parecer um passeio pela superfície da Lua ou mesmo um passeio na neve mas, na verdade, trata-se de uma Salina! Tudo é tão claro, tão branco e tão iluminado que os olhos chegam a doer e precisamos de óculos escuro.

Nas Salinas Grandes, no deserto do Atacama, encontramos uma escultura de lhama feita de sal!

     Quando pensamos no sal de cozinha, pensamos na água do mar e nas salinas que vemos na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, aonde se deixa a água do mar evaporar para se extrair o sal.  Mas é difícil imaginar encontrar um deserto de sal, longe do Oceano, no meio das montanhas, como as Grandes Salinas em Jujuy na Argentina, em plena Cordilheira dos Andes.

     Este é um local muito visitado pelos turistas, que vêm pela beleza do lugar. No local existe um passeio guiado, onde podemos nos aproximar das formações salinas, observando como é a estrutura do solo abaixo da camada de sal. Neste passeio, podemos ir de carro sobre o terreno salino até certo ponto, e, a partir daí devemos caminhar a pé.

O aspecto do solo com a camada de sal, segundo o guia, em sua formação original. Aqui o solo é mais forte e é onde podemos andar.


Pequeno buraco no solo salino desgastado. Possibilidade de afundamento no solo!

Aqui vemos já o solo afundado, mostrando a poça de água e a formação rochosa existente abaixo da camada salina.


     Quando andamos sobre a salina, é preciso andar com cuidado, em fila e sob orientação de um guia pois existem locais onde a camada de sal é mais fina e pode ceder a qualquer momento. O guia, que conhece o local, sabe quais os locais por onde se pode andar e quais os locais a serem evitados. Enquanto andamos em fila indiana, observamos desde pequenas fendas no chão até poças maiores de água com depósito de sal. Em algumas destas formações, é possível ver a água borbulhar levemente, devido ao desprendimento de gás carbônico proveniente de ligeira atividade vulcânica existente no solo abaixo.

     Na visita, o guia nos leva até a beira de formações maiores, que parecem lagos onde podemos ver melhor essas formações.




     Em algumas destas formações, é possível ver a água borbulhar levemente, devido ao desprendimento de gás carbônico proveniente de ligeira atividade vulcânica existente no solo abaixo.


Locais onde há desprendimento de gás carbônico, proveniente de atividade vulcânica no subsolo. Algumas destas fendas parecem ser bem profundas!

     Após a visita pelos lagos salinos, o guia nos leva até a parte da salina onde ocorre a produção de sal. Trata-se de várias aberturas em forma de pequenas piscinas, onde a água vai evaporando e o sal passa a cristalizar, formando cristais finos na superfície da água, e também se depositando ao fundo.

     Assim, a salina fornece tanto pedras e blocos de sal, retirados diretamente das pedras de sal, assim como o sal refinado, retirado das piscinas de sal.


Piscinas para deposição e separação do sal.

O gosto é: salgado!

Cristais de sal fino se formando na superfície da água.


     O que mais surpreende, entretanto é o visual das lagoas e da própria salina, um dos lugares mais bonitos da natureza, misturados na paisagem das montanhas e do deserto!




Fonte e fotos: Ana Helena Barcellos