quarta-feira, 25 de maio de 2016

Te Contei: A Casa do Índio


     A Ribeira é um dos bairros mais antigos da Ilha do Governador, e tem seus encantos, histórias, surpresas e até segredos...

     Você sabia que na Ribeira existe uma casa chamada "Casa do Índio"?


 
A Casa do Índio na Ribeira, na Ilha do Governador.


     A Casa do índio é uma residência erguida em um imóvel da FUNAI - Fundação Nacional do Índio, inaugurada em 1968 para abrigar índios doentes e deficientes de várias etnias e idades variadas. 

     Infelizmente, para muitas tribos indígenas, matar filhos deficientes e doentes é normal. Viver na natureza não é algo fácil e trata-se de uma questão de sobrevivência.

     Quando toma conhecimento de algum caso, a FUNAI costuma resgatar o rejeitado pela tribo. Foi com esse objetivo que surgiu a Casa do Índio.

     A Casa do Índio entretanto, deixou de receber recursos do governo desde a criação da Funasa (Fundação nacional da saúde), em 1999, e agora sobrevive de doações.

     Eles precisam não só de doações de alimentos e material de higiene e de limpeza, mas precisam também da solidariedade das pessoas dispostas a ajudar no cuidado com a casa e com os deficientes com enfermidades mais graves e acamados como, por exemplo, microcefalia e paralisia cerebral.

     As pessoas que participaram do piquenique inclusivo doaram alimentos e produtos de limpeza para a Casa do Índio, então depois do evento, fomos até lá entregar os donativos.


Entrega de donativos à Eunice Cariry, gestora da Casa do Índio




     Vamos ser amigos da Casa do Índio!  Quem tiver interesse em ajudar, pode se juntar a nós.



Fontes: