quarta-feira, 1 de junho de 2016

Saúde: Palestra sobre Prevenção ao Uso Indevido de Drogas






     Esta semana recebemos na escola a visita de Policiais da Polícia Federal, do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – GPRED/ANP, que tem por objetivo realizar atividades de prevenção ao uso indevido de drogas através da ações socioeducativas e palestras.



     Os palestrantes falaram sobre a parte científica da droga, explicando a diferença das drogas Psicoativas (estimulantes, depressoras e perturbadoras). Também abordaram o problema do tráfico de drogas, sua relação com a violência e a diferença entre usuário e traficante para fins legais.


     Outra questão importante é o debate sobre a Legalização das Drogas, como já foi feito na Holanda e em Portugal  e o uso da maconha para fins medicinais, recentemente liberado para o tratamento de crianças deficientes que sofrem com convulsões.

     Moral da história:

  • droga faz mal, não devemos sequer experimentar;
  • o efeito da droga pode ser diferente em cada pessoa, pois o organismo de cada um funciona de forma diferente;
  • droga causa dependência, inclusive a maconha e o álcool;
  • não devemos nos descuidar aceitando nada de ninguém, "nem consumindo de nosso próprio copo se em algum momento ele tenha ficado fora das nossas vistas.


     Finalmente, conhecemos a Jackie, uma "Policial Federal Canina" que trabalha no aeroporto, procurando por drogas nos passageiros e suas respectivas bagagens.  Os cães treinados pela Polícia fazem um trabalho eficaz graças  ao faro apuradíssimo, com milhões de células olfativas, que consegue distinguir o cheiro de cada substância separadamente.


    Na demonstração feita pelos policiais, a Jackie conseguiu encontrar um paninho escondido com cheiro de drogas no bolso de um dos professores como podemos observar neste vídeo:



     Cães são muito inteligentes e podem ser adestrados, não só para trabalhar como guia de pessoas com deficiência visual, mas também para identificar drogas, bombas e até para salvar a vida de pessoas. Eles podem identificar pessoas com diabetes, pois podem farejar a hipo e a hiperglicemia, e auxiliar no resgate de pessoas em situações de catástrofe, como soterramentos etc.

     Quer saber mais sobre o adestramento dos cães? Eu recomendo:

     Como é o treinamento de cães farejadores de drogas
     Cães Farejadores de Drogas
     Farejando a Diabetes
     Animais que podem detectar hipoglicemia
     Could a dog save your life