quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ciências: O Salto Quântico

     Hoje minha mãe veio me falando que ia dar um salto quântico... Que é uma filosofia para viver uma vida melhor, mais calma, mais tolerante! Puxa, que legal, moderno, parece coisa do outro mundo... mas o que é um salto quântico?


     Segundo minhas pesquisas, um salto quântico, na física e na química, acontece quando uma partícula, como um elétron, ganha ou perde energia. Quando o elétron ganha energia, ele consegue sair da camada em que estava, para uma outra camada, ou nível energético, como passar do nível 1 (K) para o nível 2 (L), para o nível 3 (M) etc.

     Os elétrons podem ganhar energia, por exemplo, devido ao aumento de temperatura, da colisão com outras partículas ou ainda pela absorção de luz. Como o elétron precisa saltar de uma camada para outra (o elétron não pode ficar no meio, entre duas camadas), essa quantidade de energia que o elétron usa para pular de uma camada para outra ocorre sempre em valores fixos, cada um denominado "quantum" de energia. Assim, os saltos ocorrem sempre numa quantidade fixa, portanto, saltos quânticos.

     O mais interessante é que de acordo com esses saltos, o material absorve ou emite uma determinada cor da luz. Graças a esse efeito, é possível saber tanto a composição quanto a quantidade de um certo composto em uma substância química, praticamente a assinatura da substância no espectro de luz.

Emissão e absorção de faixas (raias) do espectro luminoso. (fonte: http://astro.if.ufrgs.br/rad/espec/espec.htm)

     Essa é uma das maneiras que permitem que os físicos e astrônomos investiguem de qual matéria é feita uma estrela, por exemplo. Observando a luz recebida e verificando as faixas (raias) que faltam, é possível saber qual é a composição química da parte exterior da estrela.

     Também foi devido a este estudo, de análise das raias luminosas que foi possível verificar a existência de radiação infra-vermelha, pelo astrônomo William Herschel, em 1800.

William Herschell, descobriu a radiação infravermelha (fonte: Wikipedia)

     O aparelho que permite verificar qual faixa de cor é absorvida ou emitida por determinado material é chamado espectrômetro óptico. No site Brasil Escola, tem uma matéria mostrando como construir um espectrômetro caseiro, utilizando uma caixa de papelão escura e um pedaço de CD, e assim, podemos observar os "saltos quânticos" pelo mundo afora.

     Mas como os saltos quânticos acontecem a todo instante em todo lugar, todos nós estamos com as nossas partículas em nossos corpos dando vários e vários saltos quânticos...

     E por falar nisso... Salto quântico? Ops... Acabei de dar um... ops!! Agora mais um! OOps! Mais um!!! Não consigo parar!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_quântico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_eletromagnético
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emissão_espontânea
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/espectrometro.htm
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Claudia/espectrodasestrelas.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Herschel
http://astro.if.ufrgs.br/rad/espec/espec.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIGEAK/espectrometros-espectrofotometros