segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mundo: Rio2016 - Os olhos inclusivos do Mundo voltados para o Rio

     É começo do mês de setembro, e o mundo inteiro está com os olhos voltados para o Rio de Janeiro - estamos na Rio2016!

     Muitos podem pensar:  " - Mas as Olimpíadas já acabaram!"

     Quem pensa assim está errado!

     A Rio2016 engloba tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paraolímpicos.  Começou com a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos no dia 05 de agosto e só vai acabar com a cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos em 18 de setembro.

     Infelizmente, poucas são as pessoas que pensam que a Rio2016 ainda está acontecendo pois não se trata de um evento único: são dois eventos separados, organizados por empresas separadas e, a segunda nem tem a participação de todos os mesmos países que participaram da primeira. Até o patrocínio não é o mesmo.

   

     Durante a realização dos Jogos Olímpicos, logo depois que o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro declarou publicamente que "ao contrário da Olimpíada os Jogos Paralímpicos não são atraentes aos patrocinadores e aos detentores dos direitos de transmissão", e abriu-se uma grande discussão sobre o assunto, inclusive sobre a grande diferença no preço dos ingressos.




     E surgiram no Brasil  dois movimentos propondo a unificação dos Jogos Paralímpicos com os Jogos Olímpicos. A ideia destes movimentos é mostrar ao mundo que o Brasil, apesar de toda sua falta de acessibilidade e mobilidade urbana, tem uma população inclusiva!

     A maior prova disso foi a reação do povo brasileiro nas redes sociais em relação à cobertura precária dos Jogos Paraolímpicos, inclusive com o fato da Rede Globo não ter transmitido ao vivo a abertura do evento.

     Há anos, ativistas que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência questionam a separação entre esses dois eventos, inclusive a segregação de atletas com deficiência intelectual que não têm oportunidade de competir nas Paraolimpíadas e são segregados nas Olimpíadas Especiais (Special Olympics), ainda desconhecida por muitos!

https://www.facebook.com/UnifyGamesNow/

     Precisamos lembrar que na antiguidade, nas primeiras olimpíadas, as mulheres também não podiam participar e, com sua luta pela igualdade de direitos, conquistaram esse direito. O mesmo deve acontecer com os atletas. Sim, eles são pessoas com deficiência, mas são também atletas, cada um com sua habilidade, não precisam ficar lidando com o estigma de serem chamados de para-atletas!






Foto com minha amiga Bianca
que veio ao Rio para assistir Paralimpíadas

     As pessoas precisam começar a olhar para as outras pensando nas suas habilidades e não na falta delas ou na deficiência delas, olhar para o outro pensando em tudo de bom que ela tem a oferecer, a mostrar, e não o contrário!

     Muitos falam que os países ricos e mais desenvolvidos são inclusivos.É certo que a existência destes jogos já é um avanço, mas inclusão significa união e não separação.

     Pessoas são simplesmente pessoas, são seres humanos, cada um com habilidades diferenciadas. É muito triste ver tantos atletas sem deficiência serem tratados como heróis por seus grandes feitos e os "para-atletas" estigmatizados e segregados quando estes últimos tem que superar muito mais obstáculos, tem uma vida muito mais difícil e ainda tem que lidar com preconceito e exclusão!


Foto com  meu amado Arthur e meus amigos Natália e Xande

     Não podemos esquecer o significado do espírito olímpico, que busca em unir os povos através do esporte e da cultura.

     Queremos Jogos Olímpicos Inclusivos com a mesma importância para todos os atletas. Existe um abaixo assinado solicitando a união dos jogos.