segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Saúde: Obesidade e bullying

     Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde demonstra que o excesso de peso cresce cada vez mais no Brasil, e já atinge 52,5% da população.

     Você sabia que a criança gordinha é a que mais sofre preconceito na escola? 

     As crianças acima do peso são o alvo preferido das terríveis brincadeiras que, muitas vezes, se transformam em perseguição e bullying.

     Segundo estudo da Universidade de Michigan (EUA),  crianças entre 8 e 11 anos que estão acima do peso têm 63% de chances a mais de serem vítimas de bullying, seja qual for sua raça, condição econômica ou mesmo o desempenho escolar.

     As crianças que praticam bullying fazem isso porque se sentem mais fortes do que a vítima, e também porque que contam com a aprovação ou com a omissão dos adultos, que deveriam estar tomando conta e cuidando para isso não acontecer. Por isso, precisamos estar sempre em alerta:  DIGA NÃO AO BULLYING!

     A obesidade é uma doença, mas também precisa ser vista de forma diferente. Este assunto também é um tema de inclusão, porque as crianças obesas já sofrem com a obesidade como doença, e não precisam sofrer também com agressões devidas ao preconceito, desconhecimento, etc.

 
     Por outro lado, também notamos cada vez mais a exigência das pessoas por um corpo perfeito - existe uma pressão social impondo padrões estéticos que acabam agindo contra a autoestima de qualquer pessoa, inclusive de uma criança. Assim, muitas acabam adquirindo outras doenças com a anorexia, quando a criança deixa de se alimentar, e para a depressão infantil.

     Os pais e professores devem estar atentos para os seguintes sintomas:
  • Perda de interesse pela escola
  • Vontade de trocar de escola
  • Sentimento de fracasso e de não merecimento
  • Isolamento
  • Timidez excessiva
  • Reações estranhas a situações normais, como chorar ao ter que escolher uma roupa para vestir
  • mudança comportamental 

     Tudo isso pode ser um sintoma de que problemas com bullying!

Fontes:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/636557-crianca+gordinha+e+a+que+mais+sofre+preconceito+na+escola.html

http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/04/obesidade-estabiliza-mas-excesso-de-peso-atinge-dos-brasileiros.html